Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Regulamento exige comprovante de vacinação para todos aqueles que desejarem participar dos desfiles
João Ramos -
A Pesada é a campeã do último carnaval de Corumbá - (Foto: Divulgação)

Já está disponível em todas as plataformas digitais os sambas-enredo das Escolas de Samba do Carnaval de , que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril em 2022. A ordem dos desfiles também já foi definida.

Quanto aos sambas, são dez faixas com toda a emoção que as agremiações pretendem levar para a passarela nos próximos desfiles. É a primeira vez que um CD inédito é lançado nas plataformas digitais para todo o mundo com as obras da folia corumbaense.

Confira a ordem de cada escola de samba nos dias da festa:

Sexta – 22/04

1) Caprichosos
2) Mocidade
3)
4) Império
5) Estação 1

Sábado – 23/04

1) Sapucaí
2) Major Gama
3) A Pesada
4) Vila Mamona
5) Imperatriz

Na sequência, saiba o enredo que cada escola prepara, seguindo a ordem das apresentações:

Caprichosos

“Quebrando as barreiras do preconceito, a Caprichosos te convida a manter os pés no chão, mas deixe o Amor tomar conta do seu Coração”. É com esse extenso título que o GRES Caprichosos de Corumbá sela o seu retorno ao Carnaval Corumbaense.

A agremiação, por questões familiares, se ausentou da folia em 2020. Agora, reforma seus laços amorosos com a festa através desse enredo, que vai abordar as mais diversas formas de amar que existem. O samba fica por conta do Presidente Robinho da Caprichosos, em parceria com Doum Guerreiro. A Onça Pantaneira promete muito romantismo na Avenida General Rondon.

Mocidade

A escola mais uma vez visita as religiões de matriz africana para falar do Guardião das Matas, Ossaim. Através do título “A Esperança que surge das matas: Ossaim, o Orixá da Saúde”, a agremiação contará sobre os preceitos, interditos e contos que perpassam a figura dessa entidade, além de, no fim da sua história, saudar os profissionais que tanto lutaram em prol da nossa saúde.

O samba é composto pela dupla Edu Chagas e Ailson Picanço. Ailson também é compositor do samba campeão no GRES Unidos do Porto da Pedra, da mesma forma de pegada afro.

Pantanal

A ideia da escola de samba Acadêmicos do Pantanal, através do tema “Da Terra sou Particular, do Fogo sou Paixão. Do Ar sou Infinito, da Água sou Imensidão” é fazer uma exaltação aos elementos da natureza, que reúnem as condições que fazem o nosso planeta ser habitável.

Água, Terra, Fogo e Ar serão explorados no enredo, e o samba ficou a cargo da parceria de Edu Chagas e Renan dos Santos. Flávio Bombeiro continua nos microfones da escola.

Império

A mulher sempre teve um papel central na história da verde e rosa. Afinal, foi fundada por uma mulher, Dona Venância Duarte, e também tem num enredo sobre a Mulher o seu apogeu em sua trajetória moderna, desde sua reativação em 2003.

Para o próximo desfile, a escola revisita esse tema com o título: “Sou Mulher, meu lugar é na Império. Cantar meu samba é o que mais quero!”

O desenvolvimento será realizado pelo Carnavalesco Leandro Cavalheiro. O ano também marca um doce reencontro. Pedro Jorge de Castro, o Pedrão, depois de algum tempo sem compor para a agremiação, retoma o posto de compositor da escola, em parceria com Ricardo Chauvet.

Estação 1

O GRES Estação Primeira do Pantanal fará valer a sua condição de escola mais nova entre as dez agremiações que desfilam no Carnaval de Corumbá através do enredo “Uma Fantástica ao Reino da Imaginação”. A intenção é fazer uma imersão no universo encantado que toda criança tem em sua mente. A imaginação fértil que faz todo pequeno viajar sem precisar ir além daquilo que pensa.

Para fazer esse retorno à infância, a trilha ficou a cargo de Odmar do Banjo e de Anderson Bala, que mais uma vez será o cantor da agremiação, dessa vez fazendo as vezes de compositor também.

Sapucaí

A escola da região dos bairros Dom Bosco e Generoso adentraram a avenida com uma mensagem contra o preconceito através do tema “Intolerância Não! Viva e Deixe Viver, Brasil”, abordando questões relacionadas ao combate à discriminação em suas mais diversas formas.

A grande novidade para este ano é que o intérprete oficial Wellington “Amaral”, conhecido por suas composições no funk de Corumbá e também por ter escrito o samba enredo da Império do Morro quando do seu retorno, em 2003, agora assume a missão de ser o compositor da obra do próximo ano!

Major Gama

A escola vai falar sobre as mulheres em diversas áreas de atividade, exaltando as histórias e as vidas dessas pessoas através do tema “Sob as Bençãos da Pomba da Paz, a Major Gama exalta as Marias da História e da vida”.

Quanto ao samba-enredo, a agremiação reafirma a parceria com o cantor e compositor Leonardo Bessa e equipe, que levaram o Esplendor do Samba no carnaval passado. A Major Gama ficou na sexta colocação em 2020.

A Pesada

O GRES A Pesada vem com o tema “Em uma História de Amor, Nem tudo que Reluz é Ouro”. O foco do enredo são as histórias de amor que permeiam a história da humanidade, sejam elas felizes ou trágicas, partindo de personagens que fazem parte de verdadeiras tragédias como Romeu e Julieta, até mesmo aqueles que lutaram juntos por uma causa, como Lampião e Maria Bonita.

Mais uma vez, a responsabilidade do samba ficou a cargo da turma do compositor Paulo Cesar Uig, que contou com a parceria de Gugu das Candongas e Marquinho do Banjo para cunhar a obra que a escola visa defender o tricampeonato.

Vila Mamona

A Vila Mamona completou 40 anos de história em agosto de 2021. Em comemoração a esta data tão importante, a tradicional agremiação resolveu contar a sua história na Avenida General Rondon!

Sua torcida apaixonada poderá relembrar grandes enredos que passaram nesse período e os títulos que marcaram a sua trajetória. O samba está com Denilson, que foi o compositor na época do último título da Vila, em 2017.

Imperatriz

No carnaval, a Imperatriz contará a história do falecido Roberto Orro. Com extensa vida pública e base eleitoral em Aquidauana, o enredo pretende mostrar nuances de sua vida política, pessoal, seus princípios e causas, além de fazer uma singela homenagem aos seus familiares, que carregam o seu legado.

O enredo, de título “Imperatriz Apresenta Roberto Orro: O Orgulho do Pantanal” tem o samba composto por Rodriguinho Oliver e BK da Viola, do Rio de Janeiro. Como curiosidade, será a primeira vez que a Imperatriz fechará o carnaval das escolas de samba de Corumbá.

Regulamento dos Desfiles das Escolas de Samba

A maioria das novidades do documento está alinhada com medidas que visam à segurança dos foliões que desejarem desfilar nas agremiações.

A primeira delas, aprovada em unanimidade, é a exigência do comprovante de vacinação em regime completo para todo aquele que desejar participar dos desfiles. Todos os segmentos das escolas de samba de Corumbá (Direção, Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, ritmistas, aderecistas, integrantes de Comissão de Frente, Baianas, Passistas, Cantores, Músicos e trabalhadores do carnaval em geral) já estão com o seu esquema vacinal completo, e a maior parte também com as doses de reforço. Isso também será exigido ao folião.

Outra questão avaliada entre os presidentes é o uso facultativo de máscaras para aqueles que se sentirem mais seguros com o equipamento, ainda que o mesmo, por decreto Municipal, não seja exigido em locais abertos. A escola não perderá pontos pela não uniformidade de figurino.

As outras mudanças estão no quesito Conjunto Harmônico (Harmonia e Evolução), onde haverá uma tolerância maior para eventuais distanciamentos dentro e entre as alas no cortejo.

A ideia é apresentar uma proposta em que seja possível conciliar a alegria habitual com a segurança necessária ao participante dos desfiles!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado