Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Academia de Letras lamenta morte de Antônio João, que ‘herdou’ cadeira antes ocupada pelos pais

Conforme a Academia, Antônio João foi de uma importância enorme para o nosso Estado, em função do cargo que ocupou como diretor de um meio de comunicação em Mato Grosso do Sul
Graziela Rezende -
ASL lamenta morte de Antônio João. (Divulgação)

A ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) lamenta o falecimento de Antônio João Hugo Rodrigues, que ocupava a cadeira número 13. Antes, o pai dele, o professor José Barbosa Rodrigues, ocupou o mesmo assento. A mãe dele, Henedina Hugo Rodrigues, também foi eleita pelos acadêmicos.

Conforme o presidente a Academia, Henrique Medeiros, foi de uma importância enorme para o nosso Estado, em função do cargo que ocupou como diretor de um meio de comunicação em Mato Grosso do Sul.

“A importância do Correio do Estado, da Rádio Cultura, Canarinho, TV foi muito grande no Estado, no aspecto do seu próprio desenvolvimento, do seu próprio crescimento cultural e social. E, de qualquer forma, uma pessoa que ocupou este cargo, que dirigiu um jornal por longos anos, teve uma participação ativa na condição do trabalho, de divulgação, de incentivo de informações. A comunicação social tem uma importância muito grande dentro na sociedade e os veículos de comunicação, principalmente, por conduzir, muitas vezes, o pensar público, a imagem pública e a formação de conceitos neste sentido”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Segundo Henrique, Antônio João era “uma pessoa excepcional e de coração enorme”. “Por trás da imagem ranzinza, digamos assim, ele tinha uma coisa meio mau humorada, meio explosiva, mas, de um coração enorme, uma pessoa que tinha o poder muito grande de ser bom por trás disso. E teve a sua função cultural muito grande com a fundação José Barbosa Rodrigues, participou da ASL, enfim, tem uma história que não se resume apenas no que ele tem de títulos, no que ele tem de atividade política, social, principalmente pela sua função de talvez criar pensamentos através do seu próprio jornal e linha editorial que tinha e conduzia durante toda a sua vida”, argumentou.

Ainda conforme a ALS, Antônio João recebeu homenagens e condecorações ao longo da carreira, entre elas o Título Honorífico de Grã Colar, da União dos Comendadores e Cidadãos Honorários do Brasil; a Ordem da Bandeiras, no grau de Comendador, da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros; Título de Membro Honorário da FAB; Medalla a La Integración “Simon Bolívar”, outorgada pela Internacional de Pesquisas Y Integración, “por lutar por uma unida e por amor à humanidade”; Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara Municipal de Campo Grande.

Complicação após cirurgia cardíaca

Antônio João Hugo Rodrigues faleceu aos 75 anos, após complicações de uma cirurgia cardíaca, em Campo Grande, na noite desta segunda-feira (18) no Hospital do Coração.

Antônio João atuou como suplente do senador Delcídio do Amaral entre os anos de 2003 e 2011. No entanto, o jornalista atuou como suplente no Senado efetivamente entre abril a agosto de 2006. Nesse mesmo ano, concorreu como deputado estadual pelo PTB, mas em seguida renunciou.

Em 2014, concorreu como senador pelo PSD e, em 2018, novamente como deputado estadual e não foi eleito.

Antônio João foi diretor do Grupo Correio do Estado e também vice-presidente da Fundação Barbosa Rodrigues. Era filho dos acadêmicos José Barbosa Rodrigues e Henedina Hugo Rodrigues.

Ganhou com outros jornalistas o Prêmio Esso de Jornalismo por Equipe em 1976, enquanto correspondente do jornal Estado de São Paulo, ao cobrir o efeito das geadas que assolaram o País em 1975.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Últimas Notícias

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes

Emprego e Concurso

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

O acordo firmado por meio de Dispensa de Licitação, tem valor total fixado em R$ 75,1 mil

Cotidiano

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

O atendimento ocorre até sexta-feira (24), das 8 às 18h

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado