Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cacildis! MidiaMAIS viu o filme do Mussum e descobriu talentos que vão muito além do humorista

Cinebiografia do Mussum mostra também um sambista de mão-cheia e um filho que esteve ao lado da mãe a vida inteira
Graziela Rezende -
Antonio Carlos Bernardes, o Mussum (Divulgação)

Alguém aí conhece o “Carlinhos do reco reco?” Mas, o “Mussum”, dos trapalhões, sabe quem é? E se eu te disser que estou falando da mesma pessoa? Sim, o personagem do que tanto encantou no final da década de 60, 70 e 80 era também um sambista de mão-cheia e um filho que esteve ao lado da mãe a vida inteira, sempre a exaltando e a enchendo de amor. Isso não quer dizer que não deu trabalho…

O , em cartaz nos cinemas, começa mostrando Mussum em uma fatídica cena, na qual ele grava uma cena para os Trapalhões, enquanto nos bastidores ficam sabendo que a mãe dele tinha sido hospitalizada. Assim que avisado, sai às pressas para o hospital e retorna com ela para casa.

Em seguida, a cinebiografia de Antônio Carlos Bernardes Gomes faz uma volta ao tempo e mostra o menino brincando de bola, mas, sempre “de olho” nas rodas de samba. A mãe, trabalhando duro como doméstica, vira e mexe tinha que sair atrás do garoto, até que o levou junto no serviço e foi repelida pelo patrão, dizendo que poderia “ir no outro dia sem o garoto”.

Mussum ensinou a própria mãe a ler e a escrever

Foi aí que ela conversou com uma comadre e desabafou sobre o ocorrido. Na mesma hora, ela decidiu ajudar e disse que tinha uma vaga em uma escola para ele, porém, o menino passaria a semana lá e só veria a mãe aos finais de semana. Mesmo sofrendo, leva o Carlinhos para o local e diz que vai ser bom para ele.

Trecho do filme mostrando Carlinhos, o Mussum, enquanto garoto. (Graziela Rezende, Midiamax)

Um tempo depois, quando se encontram, uma cena linda acontece, em que o filho ensina a mãe a escrever, principalmente o próprio nome dela, que era um sonho antigo. O garoto então segue com os estudos e entra para a aeronáutica, usando a roupa que a mãe tanto quisera. Orgulhosa, pede ao filho para acompanhá-la em um casamento e ir com esta vestimenta.

É lá que ele conhece a primeira namorada, que seria a mãe do primeiro filho dele. Ao chegar em casa, fala que vai dormir, mas, “dá um perdido” na mãe e vai pro samba. A irmã, cúmplice, também segue pra farra. Nestes locais, Carlinhos – que até então nem sabia que seria o nosso eterno Mussum – o jovem entra em contato com artistas e personalidades, como Elza Soares e Mané Garrincha, por exemplo, que parabenizam ele e os amigos, integrantes do grupo “Os modernos do Samba”.

Chamado para um teste, diz que não pode ir na data porque “tem o quartel”. Os amigos continuam dizendo que ele é sambista e precisa largar disso, mas, ainda assim, continua conciliando com a carreira militar. Ao chegar no México, para um show, recebe um triste telegrama e fica sabendo que a esposa sofreu um acidente no trabalho e perdeu o bebê. Na hora, decide ir embora, quando o contratante lhe diz: “Vai se apresentar ou está fora do grupo. Aqui a gente sorri para plateia e morre por dentro. A vida de artista”.

Escalado para substituir Grande Otelo

Ator Ailton Graça é quem fez o personagem do Mussum (Graziela Rezende, Midiamax)

De volta para o Brasil, vai se apresentar com o grupo no teatro e é escalado para substituir o eterno ator e comediante Grande Otelo.

Sem decorar texto, improvisa no palco, faz todos darem risada e ali é chamado de Mussum pela primeira vez. Mesmo sem querer, o apelido pegou, bem como o talento como humorista aflorou.

As gravações então iniciam, a mulher se cansa de ficar sozinha com o filho em casa e o abandona. Mussum entende que precisa partir para , pois, “o tá lá”, comentou um colega. Carlinhos então convence os amigos e os agora “Originais do Samba” vão para a capital paulista. Lá ele conhece Neila, a segunda esposa que seguiria com ele ao longo da vida.

Em um encontro, Mussum conhece Dedé o convida para “Os Trapalhões”. As gravações são cada vez mais intensificadas, até que ele tem uma conversa sincera com o “bigode”, um dos integrantes do grupo e segue sua carreira no humor, além de ator, cantor e compositor. As cenas finais são emocionantes e lembram que “a gente pode tudisss” nesta vida…

Veja o trailer do filme:

Leia também:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Prova objetiva para seleção de professores temporários da Reme acontece neste domingo

Cariúcha termina namoro de dois meses com Alexis Couto; saiba o motivo

louvre

Museu do Louvre fecha após invasão e roubo de joias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

OCA Ambiental teve o contrato para coleta de lixo com Batayporã prorrogado por mais 12 meses (Divulgação)

Com novo aditivo, contrato de coleta de lixo em Batayporã supera os R$ 2,7 milhões

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Jovem passou por audiência de custódia no sábado (18)

Cotidiano

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Falar sobre diagnóstico passou a ser visto como ato de coragem e de conscientização, movimento que também ganhou força nas redes sociais

Polícia

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Shopping precisou ser interditado após a chegada da PM por volta das 5 horas da manhã

MidiaMAIS

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

UCI Day Terror disponibilizará 10 filmes clássicos de terror para amantes do gênero