Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com 800 expositores, Casa do Artesão será entregue após restauração de 14 meses

Casa do Artesão abre as portas neste domingo (19)
Dândara Genelhú -
casa do artesão
Mais de 800 expositores estão na semana de estreia. Foto: Nathalia Alcântara | Jornal Midiamax.

Após 14 meses de restauro, a Casa do Artesão abre as portas para a população com de peças feitas por mais de 800 expositores. A entrega e retomada das atividades acontece oficialmente neste domingo (19), em .

Em coletiva de imprensa, o secretário da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, e Cidadania) Marcelo destacou que o restauro aumentará o fluxo de turismo do local. “Sem dúvida nenhuma colabora para aumentar nosso fluxo de turistas, gera renda na vida dos artesãos que tem um papel tão importante na cultura de MS”, disse.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Max Freitas, ressaltou que o prédio representa “100 anos de história, de preservação, de cultura”. Assim, lembrou que o local onde se instala a Casa do Artesão foi a primeira sede do Banco do Brasil.

Sobre a reabertura, o diretor-presidente afirmou que mais de 800 expositores tomaram conta do espaço com peças artesanais. Contudo, disse que os artesãos precisam de mais reconhecimento. “O profissional da área da cultura tem que cada vez ser preservado, nós não fazemos bicos, nós somos profissionais de cultura”, destacou.

Restauro é sonho realizado

Durante os 14 meses foram realizados processos de execução do projeto, sonhado desde 2007. A gerente de artesanato da Fundação de Cultura de MS, Katienka Klein, destaca a trajetória até a restauração.

“Em 2007 a gente já começou com o gestor, a casa tem necessidade de restauração, está com infiltração. Mas foi somente em 2015, em 2016, que o Governo do Estado disse que iria bancar”, lembrou. Segundo ela, o restauro significa que o “dinheiro foi investido para os artesãos sul-mato-grossense”.

Além disso, contou que o setor é o terceiro maior PIB do Brasil. “Hoje a gente tem cadastrado mais de 8 mil artesãos, a gente considera o artesanato o terceiro maior PIB do Brasil”, explicou.

Assim, reforçou a entrega da Casa, que acontece no mesmo dia em que se comemora o Dia do Artesão. “Nós conseguimos fazer todos os anos a semana do artesão, somente em 2020 que tivemos que cancelar devido a pandemia”, informou.

Oficinas nas escolas, rodadas de negócios e feira no Círculo Militar acontecem durante a semana do artesão. O evento é gratuito.

Projeto e execução

A arquiteta responsável pela obras, Cláudia La Picirelli, destaca que o projeto começou há oito anos atrás. “Esse projeto começou em 2015, não tinha recurso para executar a obra. Aí que entra a gerência de patrimônio cultural”, explicou.

Então, a responsável pelas obras afirmou que o prédio é dos artesãos. “A entrega é no dia do artesão, em que é comemorado, eles tem um carinho muito grande”, comentou.

Para Antônio Sarasá, do Estúdio Sarasá — responsável pelo restauro da Casa do Artesão —, as obras refletem trabalho conjunto com artesãos e aldeias de MS. “A mesma forma do tijolo é a forma que usam no artesanato. Aqui além de uma casa, a gente vai entregar um templo”, disse.

Por fim, ele afirmou que o prédio vai “muito mais do que a matéria, trabalhamos aqui com o espírito e alma dos artesãos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após chuva, umidade relativa do ar aumenta para 87% em Campo Grande

Construtora vai pavimentar loteamento em Itaporã por R$ 629 mil

Mulheres em moto paraguaia vão parar embaixo de caminhão após acidente com fraturas

Dourados passará a oferecer consultas com neuropediatra na rede municipal de saúde

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com oficinas e mentorias, MS Fashion Hub oferece experiência imersiva de moda em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Mudança na Lei de Improbidade tira ex-prefeito de Paranhos de condenação

Nova legislação pede que o réu tenha tido a intenção ao cometer a improbidade — o que não aconteceu, na visão do juiz

Cotidiano

Governo anuncia leilão de mais de 2,8 mil mobiliários; confira os lotes e datas para visitação

O lance para algum dos nove lotes disponíveis pode ser feito até 6 de novembro

Brasil

Ônibus tomba na BR-423 e deixa 15 mortos

Ônibus tinha mais de 30 passageiros

Brasil

Polícia investiga celulares de noivo e sogro de mulher flagrada em casa paroquial

Noivo e sogro são investigados por cometer ao menos cinco crimes