Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com três festivais confirmados no estado, antigo ‘MS Canta Brasil’ entra na mira da Setescc

Titular da pasta confirmou que retomada do modelo está em estudo pela secretaria
Guilherme Cavalcante -
MS Canta Brasil
MS Canta Brasil começa 18 de junho em Campo Grande (Foto: Ilustrativa/ Divulgação)

já tem três grandes festivais programados e confirmados na agenda em 2023: Festival de Inverno de Bonito, América do Sul e o Campão Cultural – todos previstos para o segundo semestre. Mas, é forte a possibilidade de um conhecido dos sul-mato-grossenses retornar ao cenário e movimentar os fins de semana da Capital.

Ainda em fase de estudo, uma eventual retormada do antigo MS Canta Brasil – ou de um projeto musical com formato semelhante – é considerada “muito provável” de sair do papel e repovoar o Parque das Nações Indígenas, o palco original do festival que marcou os domingos mensalmente em Campo Grande.

Isso porque, de acordo com o titular da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, e Cidadania), Marcelo , este é um dos projetos mais pedidos e que a atual administração gostaria de retomar.

“Temos recebido várias solicitações para o retorno do MS Canta Brasil, que realmente foi um projeto marcante. Por isso, há grande possibilidade do seu retorno, ou de um projeto semelhante. Porém, ainda não temos previsão, pois temos muitas ações emergenciais que, junto com a Fundação de Cultura, decidiremos o que será prioridade”, pontuou Miranda.

Mais projetos

Com o Campão Cultural já na expectativa dos campo-grandenses (o evento é realizado em sinergia pelo Governo de MS e Prefeitura de Campo Grande) e na iminência da confirmação de sua terceira edição, a agenda de eventos de Mato Grosso do Sul já tem garantidos o Festival América do Sul, em Corumbá; e o Festival de Inverno de Bonito, no principal destino turístico de MS. As atrações, porém, ainda não foram definidas.

O entrave para confirmar “por A mais B” a retomada do MS Canta Brasil sempre é… Monetário… Digamos assim. A ainda mais quando o ano aponta para a retomada e operacionalização de projetos importantes de finaciamento cultural, parte deles estremecidos em meio a pandemia de covid-19.

“Neste ano temos a realização de três grandes festivais, além da operacionalizaçao dos recursos das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Temos um desafio muito grande para democratizar o acesso a esses recursos, com muito rigor e transparência”, conclui Miranda.

MS Canta Brasil

Criado em outubro de 2007, durante a gestão do governador (MDB), o MS Canta Brasil já tinha elementos de seu equivalente antecessor, o Temporadas Populares, criado na primeira gestão de Zeca do PT. Este, porém, ocorria em várias cidades de MS, como Corumbá, e Dourados, além de Campo Grande.

O MS Canta Brasil chegou até 2014, quando foi encerrado em sua 50ª apresentação, em show que teve Gaby Amarantos como headliner. Realizado aos domingo, com frequência quase mensal, as edições eram sediadas na arena do Parque das Nações Indígenas, reunindo dezenas de milhares de expectadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Últimas Notícias

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Cotidiano

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Feira Central disse estar comprometida em apoiar a regularização dos empresários para que operem com qualidade e dentro da lei

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes