Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De olho nos visitantes, pesquisadores organizam acervo do Museu de Dourados

Trabalho é feito por professores e estudantes de História da UFGD em parceria com a prefeitura
Marcos Morandi -
Meta é despertar interesse de moradores (Foto: reprodução, UFGD)

Professores e estudantes da UFGD ( Federal da Grande ) começam a organizar o acervo de documentos impressos do Histórico e Cultural de Dourados. O objetivo é atrair visitantes para conhecer a história da cidade.

Nesta semana, acontece a primeira etapa do projeto “Dias de Museu e Ensino de História”, que foi lançado em 24 de junho, será realizado até março de 2025 e é resultado de acordo de cooperação técnica entre a Universidade e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

São mais de 30 pessoas, da graduação e pós-graduação, envolvidas nos três grupos responsáveis pelo projeto: Programa de Residência Pedagógica em História, Programa de Educação “Conexões de Saberes – História” e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino, História e Educação.

Os envolvidos querem desenvolver várias iniciativas para potencializar o museu como espaço de valorização da história regional e de seus diversos agentes políticos, movimentos sociais, mulheres, instituições educacionais, entre inúmeros outros.

Para dar visibilidade ao museu e incentivar as pessoas a conhecerem o espaço, neste segundo semestre de 2023, enquanto acontecem os trabalhos de organização documental, também serão promovidas ações de divulgação do museu nas escolas. 

Como o foco do projeto está nos documentos que estão guardados nos armários, a atividade não altera as peças que estão disponíveis para o público. Dessa forma, o museu continuará recebendo visitantes no período matutino e está localizado no anexo superior do Terminal Rodoviário Municipal Renato Lemes Soares.

A organização documental irá identificar o que existe no acervo, qualificar o conteúdo e criar um banco de dados. Em um primeiro momento já foi possível verificar registros importantes como, por exemplo, atas da Câmara de Vereadores, coleções físicas do Jornal O Progresso e livros memorialistas da década de 80 sobre os pioneiros.

Para iniciar os trabalhos no acervo, a Secretaria Municipal de Cultura viabilizou os equipamentos de segurança (luvas, máscaras e protetor facial face shield) para evitar contaminação durante o manuseio dos papéis antigos. 

O projeto é coordenado pelos professores do curso de História, Adriana Aparecida Pinto e Losandro Antônio Tedeschi, o projeto “Dias de Museu e Ensino de História” atuará nas três frentes de trabalhos inerentes à universidade pública: ensino, pesquisa e extensão.

Para além da contribuição direta na formação de professores, entre os objetivos voltados à comunidade em geral, está o de “potencializar a aprendizagem de crianças e adultos em busca de um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, contribuindo para um melhor usufruto dos bens culturais”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued