Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

É de propósito? Novela não cansa de passar vergonha e inventa ‘novo jeito’ de tomar tereré

Será que eles têm nojo de dividir a mesma guampa de tereré e tomar na mesma bomba? Habituada a errar representação do costume de Mato Grosso do Sul, novela "Terra e Paixão" insiste no equívoco
João Ramos -
novela mato grosso do sul
Mais uma vez, novela volta a mostrar personagens com dois tererés na mesma roda - (Foto: TV Globo)

De novo! Exatamente um mês após cometer a gafe de colocar dois personagens no mesmo cenário, cada um com uma guampa de tereré diferente, a novela da “Terra e Paixão”, ambientada em , voltou a repetir o equívoco. Será que é de propósito ou os atores têm nojo de reproduzir a tradição tal como ela é?

Em capítulo desta semana, os personagens Jonatas (Paulo Lessa) e Gentil (Flávio Bauraqui) surgiram em cena sentados à mesa da cozinha, tomando tereré, mas sem seguir a tradição paraguaia difundida em Mato Grosso do Sul e em outras regiões do Brasil.

novela mato grosso do sul tereré
Em “Terra e Paixão”, personagens tomam tereré de forma errada – (Fotos: TV , Reprodução)

Na ocasião, pai e filho na trama apareceram lado a lado consumindo a bebida, mas com guampas separadas. Nem chimarrão se toma assim! Na cultura sul-mato-grossense, supostamente representada no folhetim, uma única guampa é compartilhada por várias pessoas nas rodas de tereré, e não é isso que a novela tem levado ao ar.

A obra insiste em mostrar os personagens com guampas individuais, andando para lá e para cá segurando o copo, como se o tereré fosse uma cerveja ou suco, por exemplo.

Cadê a garrafa do tereré?

Outro detalhe que chamou atenção dos telespectadores de Mato Grosso do Sul na mesma sequência foi o fato de, apesar de estarem com guampas individuais, nem Gentil e nem Jonatas portavam uma garrafa com água gelada por perto. Seria infinito o tereré da novela?

Vale destacar que a tradição local tem como costume reunir pessoas e formar rodas, é uma bebida consumida de maneira coletiva e, normalmente, as pessoas se unem para tomar em uma única guampa.

Desde que a novela das nove começou a exibir os personagens tomando em guampas separadas, alguns telespectadores levantaram a hipótese da pandemia ter sido um fator determinante para as cenas irem ao ar dessa forma. Porém, é importante frisar que a OMS decretou oficialmente o fim da crise sanitária em maio deste ano, antes mesmo de “Terra e Paixão” estrear, o que não justifica a invenção da obra quanto ao “novo modo” de tomar tereré.

Para alguns sul-mato-grossenses, os cariocas e globais em geral têm mesmo é um certo receio, ou nojo, de encostar a boca na mesma bomba e, por isso, acabam optando por representar de forma errada a cultura do Estado em que a novela é ambientada.

Erro da representação de costume de Mato Grosso do Sul é recorrente em novela

Há um mês, “Terra e Paixão” exibiu os irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro) na mesma situação: juntos e transitando entre os cômodos da casa, cada qual com uma guampa própria. Na época, uma moradora chegou a declarar que seus “olhos sul-mato-grossenses sangraram” ao assistir à sequência.

Desse modo, ao repetir a gafe na representação da cultura local, parece que a TV Globo inventou mesmo um “novo jeito” de tomar tereré. Ou seria uma estratégia proposital cometer os mesmos equívocos para repercutir e gerar engajamento nas redes sociais? Ou ainda: será que os atores realmente sentem nojo de dividir a mesma guampa e tomar na mesma bomba, preferindo, assim, cada um ter a sua?

O fato é que os sul-mato-grossenses não estão gostando nada de ver o tereré representado dessa maneira para um Brasil que, em maioria, não conhece a cultura de MS. Tanto que moradores de plantão ligados na novela não perdoaram e detonaram a trama de Walcyr Carrasco. Confira parte da repercussão:

https://twitter.com/tuitsesther/status/1663981983192498199

Outras gafes envolvendo tereré na novela Terra e Paixão

Esta não é a primeira vez que a representação do tereré em “Terra e Paixão” causa incômodo em quem vive em Mato Grosso do Sul. A forma como os atores Cauã Reymond e Tony Ramos consomem a bebida em cena também já desagradou quem é do Estado, além de outros detalhes que não passam despercebidos por quem conhece bem a cultura. O intérprete de Antônio La Selva, inclusive, já chamou a tradição de “tererê” em um capítulo, para o descontentamento da população local.

Relembre casos em que “Terra e Paixão” passou vergonha na hora de representar o costume de MS:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Corinthians superou a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis

Cotidiano

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Existe possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)