Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Família mexicana chega em Campo Grande depois de viajar por 45 mil km em ‘tuk-tuk’

Espaço apertado, chuva e caminho a 25 km/h não desencoraja turistas
Karina Campos -
Família saiu de Querétaro para desbravar Américas (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de três anos e 45 mil quilômetros a família Ruiz — finalmente — chegou em solo sul-mato-grossense. O trajeto todo foi feito em um ‘Tuk-tuk Piaggio’ que chega a 25 km/h em subidas e 45 km/h em linha reta. Os turistas estão sendo hospedados por um campo-grandense, no bairro Monte Líbano, contando as horas para experimentar o sobá na Feira Central.

O espaço apertado e a falta de conforto não desanimou os mexicanos que saíram de Querétaro. A relação é de amor e ódio, já que mãe, pai e filho vivem uma montanha-russa de desafios que uma proporciona. O condutor, Eduardo Ruiz, é engenheiro topógrafo e autônomo e sempre teve vontade de viajar, o anfitrião de Campo Grande, Eduardo Ávila Borges ajudou a “matutar” a ideia.

“Viajei por muitos anos fora o país, de moto, fiz 19 países ao total entre 2014 até final de 2016. Acabei conhecendo muita gente no caminho. Em Querétano, eles [mexicanos] me receberam. Aí eles estavam buscando a possibilidade [desbravar as américas] ele [Eduardo], esposa e filho, cogitando duas motos. Existem tuk-tuk no sul do , então tiveram a ideia”, conta.

Embora entusiasmado, viajar em um tuk-tuk não é nada confortável. Ruiz fala também do barulho que o triciclo faz. “Temos todas as desvantagens de um carro e todas de uma moto, 0 vantagens. É muito grande para costurar caminho entre os carros, as três rodas tornam mais difícil de desviar de buracos. Quando chove ou venta frio protege um pouco mais que a moto e muito menos que um carro. Faz 16km/l e o tanque é pequeno. Os motociclistas não reconhecem o tuk-tuk como moto e na hipótese de um acidente, não tem a proteção de um carro”.

O motor do triciclo é de 200 cc e tem quatro machas e duas ré. Na estrada, o triciclo alcança 45 km/h em linha reta, até 25 km/h e 60 km/h em descidas. Eles se restringem a viajar no período da manhã pelo perigo à noite. Em dias de chuva, o triciclo tem “toldos” de manos impermeáveis, mas a solução é parar em lugares para se proteger.

Perrengues

Acomodados, a professora Marisol Soto e o Eduardo Filho Ruiz, contam de casa situação que passaram ao longo da viagem. A família chegou do Paraguai, passando por , Bela Vista, , Miranda, e finalmente a Capital, onde queriam chegar para visitar o amigo.

“No Chile, conheceram um senhor que prometeu muita ajuda e apoio, tiraram muitas fotos e no final descobriram que era um político, o senhor usou a foto em campanha política, o que deu muita dor de cabeça pra eles. No final das contas, não cumpriu nada o político. Aqui no Brasil, quando entraram na primeira vez, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) ameaçou confiscar o tuk tuk deles porque segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), sei lá o que, não pode. Então, em Santa Catarina eles estavam proibidos de transitar por estradas federais, acabaram voltando pra Argentina, entraram pelo Paraguai e aqui”, traduz o campo-grandense.

Para se manter viajando, eles vendem adesivos e Marisol faz alguns murais com caneta permanente e, às vezes, vendem comida, como no Chile, que venderam cerca de 200 tacos por noite. Eles já conheceram o Bioaparque Pantanal e a ideia é voltar rumo ao México conhecendo outros estados do Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria