Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Nascida ao pé do samba corumbaense, Iasmin estreia como rainha de bateria de Campo Grande

Ela vai desfilar pela escola Igrejinha, que este ano traz o universo infantil no samba-enredo
Cassia Modena -
Depois de alcançar os títulos de musa e princesa, Iasmin assume o posto de rainha de bateria (Fotos: acervo pessoal)

Iasmin Calazans era criança quando, toda época de carnaval, acompanhava os ensaios da escola Império do Morro direto da varanda de casa. Por ter morado em frente à quadra da agremiação durante a inteira, ela testemunhou a movimentação da comunidade para os desfiles acontecerem ano após e ano e aprendeu a carregar o universo carnavalesco no coração.

Ainda em , se tornou frequentadora da Império do Morro e foi musa da escola de samba A Pesada. Embora não tenha participado ativamente como membro, viveu intensamente o carnaval dentro das duas. “O carnaval em Corumbá é uma loucura!”, define Iasmin.

Anos mais tarde, mudou-se para e logo procurou se envolver no carnaval da capital sul-mato-grossense para fazer vibrar aquele carnaval que ficou no coração. Foi aí que entrou na escola Igrejinha, em 2015.

Ao lado de Império do Morro e A Pesada, Igrejinha virou escola do coração (Foto: acervo pessoal)

Ela, que já havia sido eleita princesa e musa da nova agremiação, recebeu este ano o convite de ser rainha de bateria. “No início relutei, porque é uma responsabilidade muito grande e eu tinha muito medo, mas tive o apoio da comunidade e dos meus amigos. Está sendo uma experiência nova para mim”, conta.

Iasmin afirma estar muito feliz e empenhada em mostrar ter os principais atributos para desfilar como rainha de bateria. “Antes de qualquer coisa acredito que tem ter humildade e carisma. As pessoas estão ali prestigiando você, o seu samba, o seu trabalho. Sem o reconhecimento das pessoas, a gente não é ninguém! Tem que valorizar quem nos dá essa credibilidade”, ela começa. “Entrosamento com a bateria e muita disposição não podem faltar”, complementa.

Trabalho, treino, ensaio e costura

Aos 32 anos e trabalhando como analista financeira, Iasmin segue uma rotina de ensaios e treinos para se preparar para o desfile da Igrejinha, que será no dia 20 de fevereiro.

É cansativo, mas ela afirma estar dando conta. “Eu treino com acompanhamento de uma personal quatro vezes por semana e passei a ensaiar com a bateria de duas a três vezes por semana. Tem dias que é ‘puxado’ por causa do trabalho, mas a gente sempre consegue conciliar tudo”, diz.

Iasmin, que faz as próprias fantasias, surgiu de Kitana, personagem do jogo Mortal Kombat, no lançamento do samba-enredo da Igrejinha (Foto: acervo pessoal)

Além disso, a rainha de bateria está confeccionando a própria fantasia e a fantasia de outras pessoas que vão participar do desfile. “Tem dias que é ‘batidão’ mesmo. Estou cansada, mas muito feliz!”, garante.

Família toda no carnaval

O marido de Iasmin foi o rei momo do carnaval do ano passado em Campo Grande. Já a filha ainda não havia participado antes de nenhum desfile, mas se animou este ano. É que o tema do desfile da Igrejinha será o universo das crianças. “Ela se interessou ao saber do tema e vai desfilar pela primeira vez. Vai ser muito divertido estar com minha família toda no carnaval”, diz a rainha de bateria.

Sobre o tema do desfile, ela ainda detalhou. “Falaremos sobre o mundo mágico das crianças, heróis, castelos, brincadeiras. Tá lindo! Nosso enredo é leve, tenho certeza que tanto os adultos quanto as crianças vão amar o que vão ver na avenida”, fala.

Iasmin disse ao MidiaMAIS que sente falta de ver mais campo-grandenses valorizando e participando do carnaval, “Embora em Campo Grande o carnaval não seja tão valorizado, a gente segue firme com essa cultura. É a festa mais linda do mundo! As pessoas deveriam prestigiar mais”, finaliza.

Desfiles em Campo Grande

A escola Igrejinha vai desfilar às 23h da segunda-feira de carnaval (20). No mesmo dia, Herdeiros do Samba, Unidos do e Unidos da Vila Carvalho apresentam seu samba.

Já na terça-feira (21), segundo e último dia de desfile em Campo Grande, será a vez de Cinderela Tradição do José Abraão, Deixa Falar, Unidos do e Catedráticos do Samba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Últimas Notícias

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história