Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Ela adora’: Anta que precisa aprender a ser anta, Melancia tem açude particular no Pantanal

Filhote de anta que se perdeu da mãe em meio aos incêndios do Pantanal, Melancia evita ao máximo se aproximar de humanos
João Ramos -
anta melancia
Anta Melancia quando se recuperava das queimaduras que sofreu nas patas - (Fotos: Reprodução, Onçafari)

Vítima dos incêndios que devastaram o sul-mato-grossense durante o último inverno, a pequena anta Melancia está melhorando. Separada de sua mãe pelo fogo, a jovem antinha de 8 meses teve todas as patas queimadas e ficou impossibilitada de se equilibrar em pé. No entanto, após dois meses de recuperação, o animal que ainda precisa a aprender a ser anta apresentou melhora progressiva e já voltou a andar.

De acordo com a associação Onçafari, ONG que resgatou Melancia dos incêndios e realiza os cuidados da anta desde setembro, a pequena está com suas patas recuperadas. “Ela já consegue caminhar e correr sem dificuldades. É uma antinha selvagem que adora comer frutos e folhas nativas e que evita ao máximo a aproximação humana, detalha a instituição sobre a filhote.

Além disso, Melancia tem um açude só para ela, o que ajuda em sua recuperação, bem como na ambientação à natureza sem a mãe, figura fundamental para sua formação como anta.

“Ela foi transportada para o nosso recinto na Reserva Santa Sofia e agora tem uma área de 2500m² para explorar, além de ter um açude particular. Por ser ainda muito jovem, ela vai passar um longo período em reabilitação, desenvolvendo comportamentos que não aprendeu com a mãe, para que possa retornar à vida livre”, explica a Onçafari.

Veja imagens da anta Melancia reabilitada e do jovem Valente, ainda se recuperando

Anta Valente ainda não conseguiu se reerguer como Melancia

Diferente de Melancia, o filhote Valente, outra vítima das queimadas na região pantaneira, ainda não está pronto para parar com a medicação. Ele também teve as patas feridas pelo fogo e apresenta cicatrização mais lenta em comparação à Melancia.

Valente ainda tem certa dificuldade para se movimentar, mas segue em tratamento com medicamentos e pomadas cicatrizantes, além da assistência de nossos veterinários e biólogos”, esclarece a ONG.

Por enquanto, conforme a Onçafari, não há data prevista para a soltura de nenhuma das duas antas. Elas seguirão sob os cuidados de biólogos e veterinários da associação, até que estejam aptas a desbravar o Pantanal sem supervisão humana.

“Seguimos com toda a dedicação para que ambos possam voltar a viver saudáveis e livres na natureza, finaliza a instituição.

Relembre a história de superação a pequena anta Melancia, que, sem a mãe, precisa aprender a ser anta sozinha:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e X.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

bebida feirona

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

Notícias mais lidas agora

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Representantes do esporte destacam que Supercopa no Guanandizão é a oportunidade de ver grandes nomes internacionais do Vôlei

Mundo

Protestos contra Trump levam multidão às ruas nos EUA

Muitos dos manifestantes carregavam faixas e cartazes, alguns com os dizerem "No Kings"

Esportes

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Evento com parceria e apoio do Jornal Midiamax acontece em Campo Grande neste sábado

Esportes

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Com o título, o time brasileiro não só consolidou sua hegemonia no continente como também garantiu vaga na primeira Copa das Campeãs