Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

3ª edição do Festival de Cinema Sul-Americano começa nesta sexta-feira em Bonito

Com longas e curtas, CineSur apresenta produções audiovisuais de países da América do Sul
Monique Faria -
Filme 'A Última Porteira'. (Divulgação)

Nesta sexta-feira (25), recebe a 3ª edição do Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. O evento celebra a produção audiovisual de países da América do Sul, com mostras competitivas de filmes inéditos, oficinas de formação, debates e demais atividades.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 25 de julho, às 19h30, no Auditório Kadiwéu do Centro de Convenções. Na ocasião, será exibido o filme “As Herdeiras” () e realizada uma homenagem à atriz Ana Brun.

Com longas e curtas de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, o festival celebra a diversidade da América do Sul e o cinema como ponte entre culturas. A programação gratuita conta com 63 filmes, oficinas, debates, convidados especiais e sessões para todos os públicos.

Nas mostras competitivas, as produções audiovisuais estão divididas em longas e curtas sul-americanos, filmes com focos em temáticas ambientais e obras sul-mato-grossenses. Além disso, os atores Antônio Pitanga, Thiago Lacerda, Cláudia Ohana, Maeve Jinkings, Renata Boldrino, Gleicielly Nonato Guató, Breno Moroni e Nélcia Rita serão os apresentadores do festival.

Filmes valorizam identidade sul-americana

De acordo com a coordenadora do evento, Andrea Freire, os filmes que serão exibidos são inéditos ou foram exibidos, mas não chegaram às salas de cinema aqui do Estado, e são extremamente ricos e vigorosos. 

“O Bonito CineSur firma-se como movimento integrador de transformação do audiovisual. Estamos reforçando a valorização da identidade sul-americana; o festival traz essa sensação de pertencimento. Estamos falando da nossa gente, da América do Sul”, ressalta.

A cerimônia de encerramento, no dia 2 de agosto, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda, com entrega de prêmios no valor total de R$ 57.500 aos vencedores das mostras competitivas.

O Bonito CineSur é realizado pela AACIC (Associação Amigos do Cinema e da Cultura), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal). Além disso, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Bonito; da Fundtur (Fundação de Turismo de ); da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura); e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued