Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Ana Castela elogiou’, diz prefeito sobre desafio escolar denunciado por trabalho escravo em MS

Coletar quase 2 toneladas de papelão para ver Ana Castela custou caro para a família de aluna de 8 anos
João Ramos -
Anny com a mãe, catando papelão, e o sonhado encontro com Ana Castela. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Responsável por criar um desafio escolar que virou alvo de denúncia ao MPT-MS, Maycol Queiróz, da cidade de , em , pronunciou-se após o município virar réu de processo por trabalho escravo e infantil. Segundo ele, até a cantora Ana Castela elogiou a ação da prefeitura.

No final de junho deste ano, Maycol lançou a gincana envolvendo todas as escolas municipais de Paranaíba: o aluno que arrecadasse a maior quantidade de papelão seria premiado com uma pulseira para o camarim de Ana Castela, que faria um em 3 de julho, nas comemorações do aniversário da cidade.

O problema é que a aluna Anny Gabrielly, com ajuda da família e de amigos, impressionou todos ao conseguir coletar 1,7 toneladas do material reciclável, realizando o sonho de entrar no camarim da artista.

Agora, após denúncia ao MPT-MS, o município, a escola e a mãe da garotinha de 8 anos precisam prestar esclarecimentos pela acusação de trabalho infantil e escravo, motivada pela atividade de coleta de papelão proposta pela competição do prefeito.

“Ela não recolheu material. Quem organizou a campanha foi a mãe, com apoio dos familiares e do comércio local. Foi uma campanha educativa em todas as escolas. A cantora Ana Castela elogiou o nosso trabalho e ficou uma hora no camarim com a família da Anny Gabrielly”, declarou Maycol Queiróz ao Jornal Midiamax.

Denúncia anônima tem tirado o sono da mãe de aluna

O processo tramita em segredo de Justiça, mas Ana Paula Alves da Silva, mãe de Anny, não entende por que só o caso de sua filha foi denunciado como trabalho escravo.

“Isso [trabalho escravo] não aconteceu. Eu tive uma equipe, minha família toda ajudou. Ah, não, mas denunciaram, me mostraram o papel lá e disseram que não era pra eu falar pra ninguém, que vai vir intimação”, lamenta Ana Paula.

Anônima, a denúncia ao Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul tem tirado o sono da dona de casa.

“Não vão me calar, estou sendo muito caluniada. Agora vou ter que responder até processo por um concurso que a prefeitura lançou? E a menina que ficou em segundo lugar com mais 1 tonelada de papelão? E outra, em terceiro, com 900 kg? Por que só a minha filha foi denunciada, nenhuma outra criança? Tô quieta desde o mês passado, estou a ponto de explodir”, desabafa.

MPT diz que situação está prevista na lei

Por meio de nota, o MPT-MS detalhou que o procedimento instaurado em face do município vai acompanhamento o cumprimento das normas vigentes no que tange à proibição do trabalho infantil e proteção do trabalho do adolescente.

“Considerando as limitações de um procedimento promocional, que tem como finalidade a promoção de políticas públicas – como inspeção dos órgãos que compõem o Sistema de Proteção Social, a capacitação do município, entre outras frentes – instaurou-se também uma notícia de fato (…) que foi convertida, no dia 21 de julho, em inquérito civil”, traz trecho da nota.

O MPT-MS pontuou, ainda, que “em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o inquérito civil tramita sob sigilo, o que inviabiliza a divulgação e detalhamento de informações sobre o seu andamento”. A entidade também destacou a Convenção nº 182 da Organização Internacional Trabalho (OIT), que aprova a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), traz a “coleta, seleção e beneficiamento de lixo” como uma das piores formas de trabalho infantil, que colocam em risco a vida e saúde de crianças e adolescentes, com graves repercussões físicas e psicossociais.

Leia mais detalhes no link abaixo:

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba