Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Meu coração está no céu’: Aos 19 anos, ela já pilotou aviões mas se viu obrigada a pausar sonho

Sonho da aviação começou na infância, quando o pai a levava para ver aviões pousarem e decolarem no Aeroporto da Capital
João Ramos -
sonho piloto jovem 19 anos
Raíssa pilotou aviões durante aulas de voo - (Fotos: Arquivo Pessoal)

Ser piloto de aviões é o grande objetivo de vida da jovem Raíssa Costa Aurélio, de 19 anos. No entanto, após iniciar o curso exigido para praticar a profissão e até pilotar algumas aeronaves no céu durante as aulas, a jovem de (MS) precisou interromper o sonho da aviação.

Nascida e criada na Capital, ela começou a estudar o curso teórico por conta própria, além de conciliar a de Ciências Biológicas, a nada barata formação de piloto e o trabalho desde os 18 anos de idade. Aliás, a jovem tirou do próprio bolso e “ralou” para bancar as aulas que a habilitarão para comandar aviões.

Porém, os altos custos das horas de voo a levaram a fazer uma pausa nos estudos e, agora, sem dinheiro para as despesas, ela continua buscando formas de seguir seu sonho. Por isso, no momento, tem como principal meta conseguir uma bolsa.

Raíssa pilotou aviões durante aulas de voo – (Fotos: Arquivo Pessoal)

O início de um sonho e muitos desafios no caminho

Em conversa com o Jornal Midiamax, Raíssa conta sua história e expõe os desafios que tem superado para se tornar piloto. Ela relata que sempre teve um grande fascínio pela aviação e tudo começou quando seu pai a levava para observar os aviões em pouso e decolagem no Aeroporto de Campo Grande – aquele programa bem típico dos finais de semana na Capital.

“Decidi ser piloto no 3º ano do ensino médio, em 2023, quando não me identificava em nenhuma outra área e comecei a pesquisar e entrar em contato com outros pilotos atuantes. Depois disso, minha paixão só aumentou”, detalha.

Com a profissão escolhida, o primeiro passo foi entrar em contato com as escolas de aviação na cidade para entender as etapas. “Foi um tempo de muita pesquisa e paciência, até porque eu não era familiarizada com a área. No começo, meus pais ficaram com um pé atrás por acharem perigoso e, por ser uma profissão muito distante da realidade, precisei provar que era o que eu queria e estava disposta a percorrer os desafios”, comenta.

“Conheci pessoas incríveis, mas nem todas foram acolhedoras”, declara aspirante a piloto de avião

A faculdade de Ciências Biológicas veio como uma segunda opção, um porto seguro diante da incerteza sobre o futuro na aviação. Ainda assim, ela começou a realizar aulas de voo em Campo Grande mesmo, no Aeródromo Teruel, e enfrentou muitas dificuldades pelo caminho.

“É uma área muito fechada, conheci muitas pessoas incríveis mas infelizmente nem todas foram acolhedoras. O principal desafio para mim é a formação ser muito cara, eu comecei a trabalhar aos 18 anos para conseguir pagar enquanto conciliava com a faculdade e o curso de piloto, mas ainda não conseguia completar todas as horas mensais, foi quando eu decidi dar uma pausa e juntar o dinheiro”, explica.

Conforme Raíssa, não existe um tempo fixo para a formação de um piloto e isso varia com a condição e preparo de cada um. “Estou na parte prática do piloto privado, então falta um caminho ainda para ser percorrido. Acho que o que mais me fascina é a maquinaria com a aplicação da aerodinâmica, a capacidade de vencer a gravidade e o arrasto pela engenharia e física”, relata.

Aos 19 anos, a jovem já teve a oportunidade de pilotar aviões e, para ela, esta é a melhor parte do curso. “Sem sombra de dúvidas. A vista é espetacular e a sensação de estar no controle da aeronave é indescritível, meu coração está no céu”, afirma.

Bolsa de estudos ajudaria na realização de sonho

Para ser piloto, é necessário concluir os cursos de piloto privado e piloto comercial, sendo que ambos são compostos de conteúdo teórico, provas, treinamento rígido nas horas de voo e exames médicos. Sem condições para pagar pelo treinamento, Raíssa quer conseguir uma bolsa de estudos.

“Atualmente, procuro bolsa em programas de incentivo para mulheres na aviação como a Aviadoras, na qual sou associada, e no Asa para Todos, para auxiliar no custo das horas de voo”, revela.

Enquanto a bolsa não chega, Raíssa usa as para falar do que mais ama. Recentemente, ela criou um perfil no para compartilhar sua história, mostrar a rotina de quem está começando na aviação e também para buscar visibilidade, já que ser uma mulher tão jovem nesse meio ainda é um desafio.

“Meu conselho parece clichê, mas é sobre não desistir ou abaixar a cabeça em frente às dificuldades. A aviação não é uma área fácil para ninguém e ser mulher apresenta um agravante nas dificuldades mas, se for seu sonho, vá com tudo”, finaliza.

Acompanhe Raíssa e seu sonho de ser piloto através das redes sociais:

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians