Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artesã de MS produz bolsas e mochilas exclusivas a partir de malotes dos Correios

Lucienne Lopes Teixeira une sustentabilidade e design ao reaproveitar malotes dos Correios em suas criações
Monique Faria -
Lucienne produz bolsas e necessaires a partir de malotes dos Correios. (Foto: Divulgação)

Nas mãos da artesã Lucienne Lopes Teixeira, de 57 anos, malotes de lona dos Correios viram mochilas, bolsas e necessaires. Após passar por um processo de reaproveitamento criativo, os itens customizados carregam, além de estilo, o verdadeiro sentido de sustentável.

A iniciativa da artesã faz parte de um projeto em parceria com o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. À frente do Lú Lopes Ateliê, Lucienne produz as peças, contando com o apoio do Sebrae/MS. As vendas dos acessórios contribuem diretamente com as atividades do Moinho Cultural.

“Esse projeto une sustentabilidade, empreendedorismo e impacto social, três valores que norteiam nosso trabalho. É uma forma inovadora de transformar resíduos em oportunidades, mostrando que moda e consciência podem caminhar juntas”, destaca Mônica Macedo, diretora-executiva do Instituto.

A história de Lucienne se entrelaça com a da ONG em 2008, quando participou de cursos de reaproveitamento de materiais, oferecidos pelo instituto. “Tudo começou no Moinho Cultural. Eu aprendi a trabalhar com malotes e banners, e percebi que dava pra criar algo e útil com o que seria descartado. Foi ali que eu encontrei minha vocação”, relembra.

Lucienne ajudou a fundar a Cooperativa Vila Moinho, formada por participantes de diferentes áreas, do artesanato à e serigrafia. A artesã chegou a atuar na confecção de figurinos para os espetáculos do Moinho Concert.

“A gente fez figurinos inteiros, trabalhou com o Franklin Melo, ajudou na produção. Era uma época de muita troca, de muito aprendizado. O Moinho Cultural me ensinou que a arte e o trabalho caminham juntos”, pontuou.

Bordados de animais do Pantanal viraram identidade visual

Ao mudar-se para , Lucienne seguiu aplicando os seus aprendizados em próprios projetos. Inicialmente, não havia descoberto sua identidade no artesanato, mas uma breve conversa com uma amiga mudou o rumo de sua trajetória na costura.

“No começo eu não tinha uma identidade. Fazia florzinha, coisinhas simples, e ninguém se interessava. Um dia uma amiga me mostrou umas toalhas com capivaras bordadas. A partir dali, comecei a criar meus próprios bichos, onça, arara, tuiuiú, tamanduá. São todos do Pantanal, e isso virou minha marca”, explica Lucienne.

Hoje, o Ateliê é conhecido por suas peças exclusivas, bordadas com animais regionais e produzidas manualmente. “O rapaz que borda pra mim faz os desenhos só pro meu ateliê. Ninguém mais tem. Cada peça é única, e as pessoas se encantam quando veem os bichinhos. É a nossa identidade pantaneira costurada na lona”, afirma.

Bolsas e necessaires são produzidas a partir de malotes dos Correios. (Foto: Divulgação)

Os produtos fazem tanto sucesso, que a artesã foi convidada para representar o projeto na COP 30, em Belém (PA). Ela leva consigo 150 peças exclusivas, 50 mini mochilas, 50 bolsas rolê e 50 necessaires, criadas a partir dos malotes dos Correios.

“Vai tudo com um pedacinho do Pantanal. Cada peça tem uma história, um bicho, uma lembrança do nosso lugar. É emocionante poder mostrar isso para o mundo”, contou.

As peças da artesã também podem ser adquiridas por meio das redes sociais, clicando no link.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura é pressionada a reestruturar Controladoria do Município de Anastácio

Apreendido por morte do amigo, adolescente tentou enterrar espingarda em Nova Andradina

Dourados registra queda de temperatura com frio de 13°C nesta terça-feira

Com fim do prazo, PSDB de MS pode ficar sem chefia até decisão da Nacional

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Empresário que agia com irmão em fraudes de R$ 68 milhões em MS tenta se livrar de tornozeleira

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

limão

LISTA: preço do limão-taiti cai 9% e cebola segue em alta na Ceasa-MS

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: corpos de capivaras permanecem há dias no Parque Ecológico do Sóter

Corpos já estão em estado de decomposição, sendo, inclusive, devorados por outros animais

Mundo

Trump diz ter recusado oferta de aliados do Oriente Médio para entrar em Gaza e destruir Hamas

Republicano disse que "ainda há esperança de que o Hamas faça o que é certo"

Famosos

Pais de Ana Castela desaprovam namoro com Zé Felipe? Entenda polêmica

Ana Castela resolveu se pronunciar após surgirem rumores de que os pais não aprovam o romance com Zé Felipe

Cotidiano

Pai de Adolescente morto em acidente em Dourados diz que perdoa motorista preso

"Em meio à dor, também escolho o perdão. Assim como Cristo nos ensinou, perdoo de coração o motorista envolvido no acidente”