Dogão, bifão, espetinho, hambúrguer, pizzas, lanche com “tudo dentro”, chope gelado e sucos. A noitada gastronômica, na região do Nova Campo Grande, tem fartura e muitas opções, seja para comer no local ou pedir por delivery. A reportagem do Jornal Midiamax percorreu bares e lanchonetes para mostrar o que os moradores gostam e tentar desvendar os segredinhos de um molho e maionese secretos. Será que conseguimos?
O primeiro local é um dogão na Vila Serradinho, com um sistema diferenciado e uma fileira inteira, em que o pessoal senta, faz o pedido e fica só sentindo o cheirinho até o lanche chegar. Luana Prado, por exemplo, é uma “faz tudo” na dogueria. No entanto, tem algo que só ela sabe: a receita da maionese caseira. “É segredo mesmo. E o povo gosta bastante, é caseira caseiríssima, vai ao todo 10 ingredientes nela”, comenta, sem dar mais detalhes.



‘Segredo guardado a sete chaves’, diz filho dos donos da dogueria
Felipe Peralta, de 22 anos, é filho do casal que comanda a dogueria, na Rua Nilo Javari Barém, na Vila Serradinho. Ele também confirma que só a mãe e ele sabem o que vai no molho dos lanches. “É um segredo guardado a sete chaves. A minha mãe faz em casa e traz, em muitos momentos. E foi algo que nós descobrimos, olhando os produtos no mercado. Muita gente pergunta, mas, ela não conta de jeito nenhum”, comentou o jovem, ressaltando que centenas de lanches saem diariamente, das 18h30 às 23 horas.
Orgulhoso da história dos pais, disse que tudo começou só com eles e agora, ao todo, são mais de 10 funcionários.


“É muito bom comer um dogão, como todo dia”, brincou. Os clientes Juarez Pedro e a esposa Rosa Maria Pereira, confirmam: “Conheço o dono aqui, o Fabião, há muito tempo. Moro na Vila Popular há 30 anos. Ele trabalhava no setor do transporte de gado e depois decidiu ter esta aventura e, com o know how que tinha, criou algo fantástico”, iniciou.
Conforme Juarez, até a esposa, que não gostava de cachorro-quente, passou a frequentar o local devido ao sabor. “Criei um monstrinho”, brincou. E dona Rosa confirma. “É maravilhoso e olha que eu realmente não gostava de cachorro-quente, mas, sou cozinheira e percebo quando tudo é feito com muito carinho e amor”, disse.

Gabriely Quezini de Souza, de 28 anos, trabalha desde o início na dogueria e é responsável pelo marketing, além de montar o primeiro cardápio. “Ele começou no carrinho, mas, sempre pensando grande, daí me pediu para montar o cardápio, falando que ele e a esposa estavam com um novo projeto. Eu também era iniciante no marketing, mas, ficou o dog hot de primeiro, pegou o nome e é este sucesso que é hoje em dia”, relembrou.
No início, a jovem fala que os lanches eram vendidos por R$ 6,50. “Conforme foi subindo os produtos, ele aumentou um pouco, mas, o valor ainda é ótimo. E quem experimenta sempre volta. O molho é sensacional, lembra comida de vó e não é a toa que ele está prestes a inaugurar a segunda unidade. Fico até emocionada porque a gente vê o crescimento das pessoas, desde o início, e isso faz com que a gente se sinta parte de uma família mesmo. Fico emocionada, de verdade”, argumentou.
Hamburgueria do Jardim Carioca foi premiada com ‘ lanche smash’

Nas proximidades, encontramos uma hamburgueria diferenciada na Avenida Sete, Jardim Carioca, que ainda oferece pizzas e porções. Espaçosa, com fliperama, mesas de sinuca e música ao vivo, o local recentemente passou por reforma, mas, o mais interessante, claro, é saber da comida. “Somos premiados, ficamos em segundo lugar no Festival dos Hambúrgueiros, com o smash burguer”, conta a proprietária Carla Suguino, de 50 anos.
Há sete anos no local, Carla fala que muitos lanches e pizzas gourmets são “criação da casa” e que tudo foi possível graças ao empenho da família. Ao todo, são 15 colaboradores.
“Estamos construindo uma boa história aqui. Trabalhamos em família, o bairro é bom para investir. Temos ainda um outro estabelecimento aqui por perto. E o que faz sucesso, claro, é o X-Campo Grande, o mais vendido, que vai salsicha, ovo, hambúrguer, presunto, queijo e salada, e o pessoal gosta muito. No caso das pizzas, tem as tradicionais e uma curiosidade aqui é que o pessoal gosta de calabresa, mas, filé ao alho e estrogonofe sai bastante também, o pessoal é bem variado”, comentou.


Thiago Suguino, de 31 anos, conta que inaugurou o “Bifão do Nova Campo Grande”, em setembro do ano passado, inspirado no pioneiro “Bifão da Coophasul”. “Chegamos com a proposta de ser uma choperia, bifão, petiscaria, em um ambiente mais descontraído, com música ao vivo. Com o tempo, levando em conta o pedido das pessoas, acrescentamos o hambúrguer, janta, espetinhos, drink em geral, colocamos um cardápio bem completo”, contou.
De acordo com o empresário, o bifão à vontade, no período noturno, é o mais apreciado pelos moradores da região. “Atendemos de segunda a sábado, das 18h até a meia-noite. Tudo começou na cara e coragem e, como já tínhamos o comércio na região, decidimos abrir mais um. Carne não pode faltar na refeição do campo-grandense, bem como um chope gelado”, finalizou.

Fala Povo: Midiamax nos Bairros
O Jornal Midiamax conta esta história dentro de seu novo projeto, o Fala Povo: Midiamax nos Bairros, que apresenta particularidades, problemas e personagens dos bairros de Campo Grande. Ao longo da programação, no site, impresso e televisivo Midiamax (canal 4 da Net), serão exibidas histórias de moradores, curiosidades, pontos gastronômicos, segurança e tudo o que envolve o cotidiano da população local.
Na segunda edição do Fala Povo: Midiamax nos Bairros, o programa será realizado na região do Nova Campo Grande, com evento final no dia 30 de agosto.
As reportagens serão publicadas ao longo desta semana, 25 a 29 de agosto, culminando com uma edição do programa transmitida ao vivo da região, no sábado (30).
Confira as matérias sobre a região do Nova Campo Grande:
Bar no Nova Campo Grande tem muita cachaça e regra inusitada: se vai ao banheiro, é ‘chifrudo’
Conheça o bairro de Campo Grande que nasceu dentro de um frigorífico e pouca gente sabe
Falta de base da PM e furto de fiação são problemas que preocupam quem mora no Nova Campo Grande