Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Abdalla Sayin fabricava poderosas 'garrafadas', nos anos 70
Monique Faria -
Curandeiro Abdalla Sayin recebu carta de membro da família Kennedy. (Foto: Roberto Higa)

O ano era 1976, quando o fotógrafo Roberto Higa se deslocou de a em busca de uma história inédita. Acompanhado de repórter e motorista, a equipe estava incubida de uma ão: entrevistar o curandeiro Abdalla Sayin, famoso por fabricar as poderosas ‘garrafadas’, que prometiam curar qualquer doença em quem fizesse seu uso.

Na época, o curandeiro ganhou fama nacional e, até mesmo, internacional, com as bebidas fabricadas a partir de folhas de chá e ramos. Ele chegou a receber pessoas de vários lugares do mundo em sua residência. A receita chegou, inclusive, ao conhecimento da família Kennedy, nos EUA.

Edward Kennedy teria enviado uma carta para Abdalla Sayin solicitando uma de suas garrafadas. O curandeiro, dizia a todos com orgulho que havia curado um dos integrantes da importantíssima família estadunidense.

Carta de Esward Kennedy foi enviada a curandeiro de Bela Vista. (Foto: Roberto Higa)

Ao recordar a história, Higa contou ao MidiaMAIS que foi o único, entre os companheiros de , que não teve coragem de experimentar a bebida. Segundo ele, o curandeiro fabricava as garrafadas com diversos tipos de galhos e ramos colhidos na hora, em seu quintal. Em seguida, eram fervidos em um caldeirão.

“Ele fervia, e daquelas plantas saia uma água marrom”, recordou o fotógrafo. A bebida era engarrafada ou servida em copos, podendo ser ingerida ainda morna ou fria. “Curava de câncer a calo seco”, brincou Higa.

Os benefícios eram alcançados não apenas pela ingestão da bebida, mas também aplicando sobre o local. “Olho de peixe…bicho do pé…você lavava com aquele negócio, e curava”, recordou.

Curandeiro Abdalla Sayin. (Foto: Roberto Higa)

Abdalla não só curava as pessoas através do seu chá milagroso, como também benzia com a imposição das mãos. “O meu amigo, o Trajano, tinha uma dor de cabeça constante. Ele benzeu, e o Trajano nunca
mais teve dor de cabeça”, contou.

Curandeiro Abdalla Sayin benzendo com imposição de mãos. (Foto: Roberto Higa)
Curandeiro Abdalla Sayin. (Foto: Roberto Higa)
Curandeiro Abdalla Sayin. (Foto: Roberto Higa)
Curandeiro Abdalla Sayin. (Foto: Roberto Higa)
Curandeiro Abdalla Sayin. (Foto: Roberto Higa)

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sua rua está na lista? Prefeitura de Campo Grande abre licitação para asfaltar Residencial Botafogo

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Últimas Notícias

Mundo

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Falhas na Amazon Web Services, a nuvem da Amazon, deixaram serviços fora do ar

Transparência

Dourados amplia atendimentos à população migrante com o ‘Projeto Bienvenido’

Ação é custeada com recursos do Governo Federal

Polícia

Após reclamação de moradores por falta de iluminação, prefeitura faz manutenção em poste

Poste fica no cruzamento onde motociclista faleceu na noite desse domingo (19)

Transparência

Empresa vence licitação de R$ 4,7 milhões para concluir asfalto no Bosque das Araras, em Campo Grande

Obras serão concluídas com saldo remanescente