Profissional do ramo há 40 anos, até Edson Massuo Mori, de 62 anos, confessa: ninguém gostar de ir ao dentista. Seja por ojeriza ao barulhinho do motor, pelo medo de sentir dor e incômodo, ter que tomar anestesia ou algum outro motivo em específico, o fato é que muitos relaxam com o dentinho só para não passar pela tão temida consulta. Confira VT especial ao final da reportagem.
Mas, como diz a sabedoria, “existem profissionais e profissionais”. No consultório deste doutor, centenas de bonsais, plantas frutíferas e até réplicas orientais, como o Monte Fuji e a Muralha da China, fazem da visita atração à parte e um momento de relaxamento.
É na hora de estacionar o carro que muitos já ficam chocados com tamanha variedade de bonsais, do pequeno ao grande. No portão de entrada, um torre de 75 anos já encanta. Segundo Edson contou ao MidiaMAIS, o objeto de três andares, conhecido como sandyo-no-tô, era do avô de Edson, Jinzo Mori, que o presenteou em 1950.

Cultivo de bonsais na clínica é feito há mais de duas décadas
“O cultivo de bonsais existe aqui na clínica há 23 anos. Fui comprando as mudas e fazendo. Não tem valor do mais barato ou mais caro. Tudo tem um valor inestimável para mim. E aí tem bonsais de vários tipos, de caliandra vermelha, orquídeas até à família das azaleias. Depois fui colocando as outras plantas, tem pé de jabuticaba, teve uma época que eu dava maçã aos clientes, mamão, limão, várias frutas, e também fui criando, tentei fazer uma réplica do Monte Fuji, e o resultado é este que estão vendo aí”, afirmou Edson.
No decorrer dos anos, Edson fala que somente os pacientes conheciam o ambiente diferenciado, mas, há cerca de uma década, quando o vidro estampava pouquíssimas ou nenhuma fachada na cidade, ele colocou em seu consultório e tudo mudou. “O pessoal vinha aqui direto, pedindo se poderia copiar a fachada, pediam as medidas, tiravam fotos. E os bonsais passaram a ser vistos por quem passa na rua, então, muito mais gente vê e gosta”, comentou.

‘Estilo de vida’: dentista diz que também cultiva bonsais em casa
Questionado sobre a inspiração, conta que visitou museus de bonsai no Japão por algumas vezes e ainda tem sonhos de conhecer mais dois. “O bonsai é um estilo de vida, ajuda na paciência, é filosofia de vida, japonesa no caso, e daí eu trouxe para o consultório. Minha esposa também aprovou o estilo japonês e, tanto na janela do consultório dela quanto da minha, temos a natureza a ser contemplada pelos pacientes. É algo que eu comecei lá atrás, quando nasceu a minha filha, há 29 anos”, comentou o dentista.
Aos poucos, Edson e a esposa foram fazendo modificações na clínica. “Tinha uma casa aqui ao lado e decidimos derrubar para fazer estacionamento e ter um espaço para os bonsais. Tem os daqui e os de casa também. Lá eu tenho um lago de carpa, então, é algo que levo comigo, na minha vida, há muitos anos. E aí tem as coleções, tem a coleção de bonecas japonesas da minha esposa também e as plantas. Eu levo uma hora aguando, chego mais cedo, ainda mais em dias que tem cirurgia”, ressaltou.

Pacientes presenteiam doutor com bonsais, feitos até de lego
O dentista conta que também conversa com as plantas. “Acredito que, assim como nós, o paciente se tranquiliza também, só de entrar. Eu sei que ninguém gosta de dentista e é justamente por isso que muitos entram e já falam: ‘Nunca imaginei que aqui fosse um consultório‘. É um ambiente que tranquiliza, só que não foi nenhuma estratégia e sim algo que veio naturalmente. A gente só não queria deixar aqui só com cara de consultório, para amedrontar os pacientes e aí, naturalmente, foi nascendo este ambiente mais agradável e harmônico”, argumentou.
O resultado é que o hobby já é reconhecido por muitos pacientes, que presenteiam Edson e a esposa com bonsais, inclusive, feito de outros materiais, como o lego. “Na minha família tem o meu irmão, que também gosta, mas, quem começou tudo foi o meu avô. E agora tem a minha filha, que está na área da saúde, médica se especializando em psiquiatria, então, acredito que ela vai vir para cá e vamos ver se continuará com os bonsais, acredito que ela vai dar continuidade”, finalizou o dentista.
Confira mais detalhes do consultório:









Leia também:
(Revisão: Bianca Iglesias)