Faleceu nesta segunda-feira (6), em Dourados, o violeiro Benedito Rodrigues de Freitas, o Dito Freitas, aos 84 anos. O artista, que estava acamado, faleceu em sua residência, cercado pela família. Dito Freitas deixa um legado de talento e dedicação à cultura popular de Mato Grosso do Sul.
Nascido em Populina (SP), Dito Freitas radicou-se em Itaporã durante a formação da Colônia Agrícola de Dourados. Autodidata, apaixonou-se pela viola caipira aos 15 anos e construiu uma carreira de 68 anos, gravando diversos álbuns e participando de eventos em todo o Estado.
Além da música, Dito Freitas trabalhou como técnico em eletrônica em Itaporã até se aposentar. Em 2004, retornou a Dourados com sua esposa, Izaulinda de Andrade Freitas, com quem foi casado por 61 anos.
Dito Freitas homenageou Dourados, cidade que o acolheu, presenteando a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a Câmara Municipal com um quadro e um registro de sua trajetória musical.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)