Com produção em andamento, o longa-metragem “Sabores sem Fronteiras” segue em fase de gravação nas cidades de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai. O filme abordará os sabores da culinária fronteiriça, capazes de traduzir a identidade, convivência e miscigenação em tais regiões.
A produção audiovisual, dirigida por Elis Regina Nogueira, capta cenas em Corumbá, Bela Vista e Ponta Porã, além de suas correspondentes do outro lado da fronteira — Puerto Quijarro (Bolívia), Bela Vista Norte e Pedro Juan Caballero (Paraguai).
A narrativa gira em torno de quatro personagens, que revelam os saberes culinários como parte de suas trajetórias de vida e da história das regiões. Pratos como a chipa, a sopa paraguaia, o majadito, a saltenha e o massaco boliviano compõem o cardápio dessa investigação sensorial, histórica e afetiva.

Personagens enriquecem documentário
De acordo com a diretora da produção, cada cidade nos revela um universo de sabores e histórias, mas é nas personagens que se encontram a verdadeira riqueza das fronteiras.
“Aqui em Corumbá, por exemplo, conhecemos Candelária Lemos, que aprendeu com sua mãe, dona Arialba, a preparar a saltenha boliviana — receita que ela mesma adaptou, com menos açúcar e mais pimenta. Trabalhando numa padaria em Coxim, Dona Arialba manteve a tradição por 40 anos e, agora, vê sua filha dar continuidade ao legado da receita”, conta Elis Regina.
O longa-metragem também traz a história da boliviana Martha Parabá Salvatierra, que se divide entre o trabalho como faxineira e a produção de marmitas para vender. Seus pratos típicos bolivianos, como o massaco de banana-verde, são fonte de renda e sustento para sua família. A tradição, inclusive, já passou para o seu neto Daniel Inácio, de apenas 8 anos.

A estreia do documentário está prevista para maio de 2026. O projeto ainda prevê uma cartilha interativa em formato de e-book, voltada para professores e estudantes, sobre o papel da comida na construção cultural dos povos.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***