Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Educação além da escola: em Campo Grande, museus e centros culturais são aliados do aprendizado

Papel transformador, associado a experiências, interatividade e sensações, atua como forma de ampliar repertório de alunos
Heloisa Duim -
Convênios escolares aproximam escolas de espaços culturais de aprendizado e tornam o acesso mais frequente. (Foto: Divulgação/Fundação de Cultura de MS)

Quando se trata de aprendizado, as ferramentas que contribuem com o processo geralmente vão além da sala de aula. De museus a bibliotecas, a inserção de centros culturais como método de ensino de crianças e adolescentes pode representar uma didática mais dinâmica e atrativa aos pequenos.

O papel transformador, associado a experiências, interatividade e sensações que os espaços de cultura promovem, atua para ampliar o repertório dos alunos. Além disso, tal ferramenta contribui ainda na construção de conhecimento e criatividade ao inserir o público-alvo em ambientes culturais por meio da educação.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Apesar de, geralmente, as pessoas associarem ambientes mais tradicionais — como museus, teatros e bibliotecas — ao potencial didático da cultura, existe um mundo de possibilidades tratando-se de locais que possibilitam o ensino. Joelma Arguelho, diretora de patrimônio e memória da Fundação Municipal de Cultura, explica que ainda existem outras alternativas que viabilizam a prática, como arquivos públicos, cinematecas e centros culturais.

“Todos esses espaços possuem vocação cultural, abrangendo os múltiplos segmentos artísticos, como , arte urbana, artesanato, gastronomia, literatura, patrimônio cultural etc.”, explica. Por outro lado, segundo a diretora, apesar de as opções serem variadas, atualmente o cinema, o audiovisual e a música têm maior adesão aos jovens por questões do acesso às mídias e plataformas digitais.

É quando a adesão fica concentrada em determinados locais que se destaca a importância de convênios escolares com espaços movidos por diferentes propostas. Em , os centros culturais do município realizam parcerias com escolas públicas e particulares. A ideia é prestar mediação e maior interação sobre a história local.

“Os convênios escolares com museus, teatros e centros culturais são importantes porque aproximam a escola desses espaços de aprendizado e tornam o acesso mais frequente, organizado e acessível. Acredito que as escolas que buscam convênios com instituições culturais ampliam as oportunidades de aprendizagem, democratizam o acesso à arte e ao conhecimento e fortalecem a formação das crianças e dos adolescentes”, destaca Joelma.

Principais centros culturais na Capital

Plataforma Cultural: localizado na Esplanada Ferroviária, o espaço tem entrada gratuita, sediando eventos e atividades artísticas e culturais.
Endereço: Avenida Calógeras, 3015 – Centro.

Museu José Antônio Pereira: único exemplar da casa colonial brasileira, o museu expõe objetos do cotidiano doméstico e equipamentos de trabalho dos séculos XIX-XX. O local funciona diariamente, com entrada gratuita.
Endereço: Avenida Guaicurus, s/nº – Monte Alegre.

Morada dos Baís: tombado como patrimônio histórico de Campo Grande, o local oferece programação cultural diversificada e visa valorizar arte e cultura. A entrada é gratuita.
Endereço: Avenida Noroeste, nº 5.140 – Centro.

Casa de Cultura: a casa promove atividades gratuitas variadas, de segunda a sexta-feira (9h-18h) e aos sábados (9h-12h). A programação é gratuita e pode ser acompanhada no perfil de Instagram do local —@casadecultura.cg.
Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 2.270 – Centro.

Biblioteca Anna Luíza Prado Bastos: localizado no Horto Florestal, o espaço funciona de segunda a sexta-feira (8h-17h30) e sábado (8h-12h), com entrada franca.
Endereço: Francisco Cândido Xavier, s/nº, Horto Florestal.

Teatro Municipal José Octávio Guizzo: também conhecido como ‘Teatro do Paço’, o local foi reinaugurado em setembro, após 30 anos fechado, e deve funcionar como centro cultural multifuncional, oferecendo apresentações de diversos nichos.
Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 3297 – Centro.

Marco (Museu de Arte Contemporânea): com programação gratuita, educativa, abrangente e acervo diversificado, o museu visa aproximar o público das artes visuais. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira (7h30-18h30) e sábado (8h-13h).
Endereço: Antônio Maria Coelho, nº 6000 – Parque das Nações Indígenas.

Bioparque Pantanal: considerado o maior aquário de água doce do mundo, o local abriga mais de 400 espécies de animais com espaços de experiência e conhecimento. As visitas ocorrem de terça-feira a sábado, com entrada gratuita e agendamento pelo site oficial.
Endereço: Av. Afonso Pena, nº 6277 – Chácara Cachoeira.

MIS (Museu da Imagem e do Som): a unidade visa preservar registros da memória visual e sonora. A programação gratuita inclui palestras, oficinas, cursos, seminários e outros, de segunda a sexta-feira (7h30-17h30) e sábado (8h-18h).
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º Andar – Centro.

Além dos locais citados, existem outros espaços que fomentam o aprendizado por meio da cultura. No âmbito estadual, a Fundação de Cultura de disponibiliza eventos programados, espaços culturais e a revista MS Cultural, no site mscultural.ms.gov.br. Ainda, a plataforma Visite Museus indica eventos e instituições culturais de acordo com filtros, que permitem encontrar informações regionais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued