Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

O erro no alerta extremo da Defesa Civil que pouca gente reparou: ‘Foi o estagiário’

Defesa Civil fará reunião com equipe técnica para avaliar o erro ocorrido em Campo Grande
João Ramos -
erro alerta defesa civil
Notificação registrada em celulares de Campo Grande. (Reprodução)

Alerta extremo da Defesa Civil que fez os celulares tocarem e vibrarem de forma simultânea no último sábado (27), em (MS), veio acompanhado de um crasso erro de português.

Devido à rapidez e ao susto provocado pela notificação, pouca gente reparou, mas a mensagem emitida pelo órgão de prevenção tinha um equívoco primário que fere a gramática da língua portuguesa: o “mais” foi trocado por “mas”.

Às 14h50, a tela dos aparelhos foi invadida pelo seguinte recado, escrito dessa forma: “Alerta extremo. Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de emergencia em . Mas informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.

Nesse caso, ao invés de “Mas informações”, a frase deveria ser “Mais informações”. Na língua portuguesa, “mas” é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de “porém” e “contudo”, por exemplo. Já o termo “mais” se refere, principalmente, à ideia de quantidade, referindo-se a acréscimos.

Notificação registrada em celulares de Campo Grande.
Notificação registrada em celulares de Campo Grande.
Notificação registrada em celulares de Campo Grande.
Notificação registrada em celulares de Campo Grande.

‘Foi o estagiário?’ Erro em alerta repercutiu

A notificação com a gafe só saiu da tela quando os donos dos aparelhos apertaram a opção “Ok”. Assim, houve tempo suficiente para que os prints rolassem soltos e os mais atentos reparassem na troca dos termos. Nas redes sociais, internautas sul-mato-grossenses não perdoaram e fizeram suas pontuações.

“Foi o estagiário que escreveu”, “Deixaram nas mãos do estagiário… dá nisso”, “Quem escreveu o alerta faltou às aulas de português no fundamental” e “Se até eles erram, por que nós não ?” foram alguns comentários.

Só que a situação ficou pior, pois, na mesma data, outras cidades brasileiras também emitiram o alerta, mas com a notificação sem erros gramaticais.

“Parece que só em MS que erraram”, “Que vergonha pro nosso Estado” e “Calma, gente. Esse erro não faz diferença se a intenção é alertar sobre chuvas e ventos. Menos, bem menos”, observaram mais usuários das redes sociais.

Defesa Civil fará reunião para avaliar o ocorrido

Diante da repercussão, a reportagem acionou a Defesa Civil de Campo Grande para explicar melhor como a mensagem foi gerada e o que poderia estar por trás da falha gramatical.

Ao Jornal Midiamax, a Defesa Civil, por meio da Prefeitura de Campo Grande, informa que o sistema possui um limite de caracteres, e isso exige adaptações no texto. “Nesse caso, o conteúdo foi inserido manualmente e pode ter havido falha de digitação ou até mesmo interferência do sistema no momento do envio”, esclarece.

“A Defesa Civil Estadual informou que haverá uma reunião com a equipe técnica da plataforma, em , com data a ser definida, para avaliar o ocorrido. Lamentamos o equívoco pontual e seguimos comprometidos com a melhoria dos sistemas de alerta à população”, afirma o Executivo municipal.

Veja a notificação em outros estados do Brasil:

Alerta em Goiás. (Foto: Reprodução das Redes Sociais)
Alerta no Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução, Defesa Civil)
Alerta em Brasília. (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

Alerta extremo: por ora, um teste da Defesa Civil

Vale lembrar que o alerta emitido no sábado (27) foi apenas uma demonstração. De acordo com a Defesa Civil Nacional, essa ferramenta garante que, em situações reais de desastre, os cidadãos recebam informações com segurança e rapidez, ajudando a salvar vidas.

Com a ferramenta, o órgão poderá avisar a população sobre eventos extremos, como tempestades com ventos acima de 100 km/h, alagamentos e outros riscos.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued