O Festival Curta Campo Grande está com inscrições abertas para o 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, que será realizado presencialmente no dia 13 de novembro, durante o festival. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro, por meio do formulário disponível clicando aqui.
A atividade busca fomentar o desenvolvimento de curtas-metragens e fortalecer o audiovisual sul-mato-grossense, oferecendo oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos no Estado para uma banca especializada. O projeto vencedor será contemplado com uma mentoria exclusiva, dentro do programa Paradiso Multiplica, do Projeto Paradiso, parceiro do festival. A mentoria será online e o mentor será escolhido conforme o perfil e as necessidades do projeto.
O diretor geral e idealizador do festival, Dannon Lacerda, destaca que, além das exibições, a programação do festival também promove ações com intuito de contribuir no aperfeiçoamento de cineastas locais, com laboratórios, palestras e masterclasses. “O laboratório é uma oportunidade de exercitar o pitching, algo bastante comum no mercado audiovisual. No ano passado, realizamos a primeira edição, focada em consultorias de roteiro, e nesta edição decidimos inovar o formato através da parceria com o Projeto Paradiso”.
Dannon acrescenta que o Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Por este motivo, a parceria é fundamental para contribuir com a capacitação profissional de cineastas locais.
“Especialmente para aqueles que estão iniciando e precisam exercitar suas ideias e propostas. O projeto vencedor do pitching vai ter a oportunidade de receber mentoria de um dos integrantes da rede de talentos do Paradiso, que inclui nomes como Fernando Coimbra, Julia Murat, Aly Muritiba e Dira Paes”, completa.
Inscrições
Podem participar do laboratório: projetos inéditos de ficção baseados em roteiros originais ou adaptações literárias, feito por realizadores residentes em Mato Grosso do Sul. O regulamento estabelece que os projetos devem incluir sinopse, roteiro (entre 5 e 15 páginas), perfil dos personagens, apresentação conceitual, proposta de direção e ficha técnica com minibiografias.
Pode sem inscrito apenas um projeto por realizador, não sendo aceito documentários, com exceção de obras de natureza ficcional com elementos documentais. Serão selecionados até seis projetos, que participarão de uma sessão de pitching aberta ao público. Cada participante terá cinco minutos para apresentar o projeto, seguidos de cinco minutos de perguntas da banca.
Todos os curtas realizados a partir dos projetos selecionados deverão incluir nos créditos a frase: “Este curta-metragem participou do 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Campo Grande 2025”. O curta vencedor deverá, também, exibir a chancela de apoio do Festival Curta Campo Grande e do Paradiso Multiplica em seus materiais de divulgação.
O resultado do laboratório será anunciado durante a cerimônia de premiação do festival. Para consultar o regulamento completo, basta acessar o site ou Instagram oficial do evento.
O Festival Curta Campo Grande conta com investimento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, através do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.