O festival de cinema “Um País Chamado Fronteira” terminou neste domingo (31) em Ponta Porã, cidade no sul de Mato Grosso do Sul, e em Pedro Juan Caballero — município paraguaio vizinho ao Brasil — reunindo artistas e celebrando a cultura dos dois países.
Realizado no anfiteatro da prefeitura de Ponta Porã, o festival representou “um intercâmbio inédito entre produtores, gestores e cineastas dos dois países, fortalecendo laços culturais e sociais”, segundo o gerente de Cultura do município, Éder Rubens da Silva.
Bosco Martins, representando o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a presença do “mítico escritor fronteiriço Brígido Ibanhes, nascido em Bella Vista do Norte (Paraguai), autor de obras que marcaram a literatura sul-mato-grossense”.
Ibanhes emocionou o público ao afirmar: “Nasci e me criei aqui e quero descansar neste país chamado fronteira”, lembrando também escritores regionais como Elpídio Reis e Hélio Serejo.
A cineasta Marinete Pinheiro, uma das idealizadoras e organizadoras, destacou que a cultura tem papel decisivo de fortalecer a cooperação transfronteiriça. “Este país chamado fronteira possui um dinamismo cultural e comercial que precisa de iniciativas como esta para se fortalecer, em especial na atividade audiovisual que tem um poder mágico de integração e irmandade”, afirmou.
Homenagens e programação
O festival prestou diversas homenagens. Do lado brasileiro, o ator e diretor David Cardoso foi ovacionado pelo público; o cartazista Germano Moura, que marcou época com suas artes gráficas, emocionou ao relembrar sua trajetória; e o escritor Brígido Ibanhes, que inspirou o nome do festival.
Do lado paraguaio, foram lembrados in memoriam os atores Jesús Pérez e Ana Ivanova, além do projeto Cine Paraguaio do Consulado do Paraguai no Brasil.
Um pré-evento, “Democratizando o Acesso ao Cinema”, levou sessões para escolas da cidade, alcançando mais de 2 mil estudantes.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)