Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Francisco acolheu aqueles que a sociedade despreza’, diz padre que fazia vigília pelo papa em MS

Padre fala que Francisco renovou a igreja e, em poucas palavras, poderia ser chamado de o "Papa da Misericórdia"
Graziela Rezende -
Papa Francisco, na JMJ, em que diversos padres de MS participaram e tiveram contato com sua Santidade (Facebook/Reprodução)

Há algum tempo, as missas na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro Coronel Antonino, em , terminavam com um pedido especial: orações pela saúde do Francisco. Admirador de todo o trabalho de sua Santidade, o padre Adailton Miorin, de 50 anos, diz que o pontificado dele foi todo voltado aos marginalizados, aos pobres e em acolher aqueles que a sociedade despreza.

Nas missas, desde que soube das condições de saúde do papa, Miorin pedi orações. “Nós rezamos pela saúde dele e eu também motivava o povo a rezar o terço, pedindo a graça da recuperação. Todas as missas eu mencionava e citava a fragilidade física, motivando as orações”, contou ao MidiaMAIS.

Conforme o padre, o contato com o pontífice ocorreu no ano de 2013, na JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no . “O foi eleito no conclave após a renúncia do Papa Bento XVI e três, quatro meses depois, ele veio ao Brasil, para participar e encerrar a Jornada. Foi um momento marcante, em que eu tive um encontro com os padres. Todos estavam com o Papa Francisco, que foi muito acolhedor”, argumentou.

Na ocasião, Adailton fala que o papa animou a todos a seguirem com sua ão. “Foi o nosso primeiro contato com o papa e foi muito positivo. A partir dali, teve várias iniciativas e começou a mudar muita coisa da igreja. Acreditava em uma igreja acolhedora, misericordiosa e propagada e pregada por Cristo. Não meramente uma igreja hierárquica, reduzida simplesmente a dogmas, doutrinas, mas, uma igreja próxima do povo, próxima ao povo e, sobretudo, próxima dos pobres. Aí está o nome, referência ao nome que escolheu, Francisco”, explicou.

‘Foi o papa da misericórdia’, avalia padre de Campo Grande

De acordo com o padre, se pudéssemos resumir, em poucas palavras, o pontificado do Francisco, seria chamado de o “Papa da Misericórdia”. “Ele renovou a igreja com sua iniciativa, então, para nós, é uma grande perda a sua morte, rezamos muito na paróquia São Pedro, em todas as missas colocávamos como intenção, por sua recuperação, ao sair do hospital, ao receber alta, nós recebemos com muita alegria a notícia da alta”, relembrou.

No entanto, nesse domingo de Páscoa (20), a aparição pública de sua Santidade assustou. “Ele transitou de papa móvel, na praça São Pedro, e as imagens nos deixaram preocupados, porque ele estava com o rosto totalmente inchado, não conseguia se expressar, não conseguia falar normalmente, falou com muita dificuldade e hoje recebemos a notícia de sua partida”, comentou.

Conforme Adailton, sua morte é a coroação de um pontificado de grande êxito, voltado aos mais pobres, excluídos. “É um pontificado de Deus, como diz São Paulo, em uma de suas cartas. ‘Cumpri minha missão, combati e completei a corrida, guardei a fé e agora me resta a coroa que o justo juiz me preparou’. Francisco, na certa, está recebendo esta coroa, por ser, por ter sido aqui conosco, um grande servo”, finalizou o padre.

Missa em sufrágio pela alma do papa

Nesta segunda-feira (21), às 19h, será celebrada a missa m sufrágio pela alma do papa e o padre Adailton Miorin convoca a população.

A Paróquia São Pedro Apóstolo fica localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, número 781, bairro Coronel Antonino.

Papa Francisco morre aos 88 anos

Primeiro Papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), deixando legado único, após quase 12 anos como líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Papa desde 2013, o pontífice argentino vinha sofrendo com sérios problemas de saúde desde 2023 e teve seu estado agravado em decorrência de uma pneumonia dupla.

O anúncio oficial do falecimento foi feito pelo Camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

Confira mais este depoimento exclusivo:

Pároco de MS, que foi tocado pelo papa Francisco, convoca fiéis para missa: ‘Humanidade’

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
camara

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Tá certo? Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã no teatro: ‘Agredida’

Agora é lei: Renais crônicos são considerados pessoas com deficiência em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Dourados discute a gestão sustentável de recursos hídricos da Bacia do Rio Paraná

Últimas Notícias

Brasil

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Família da jovem alega divulgação indevida da gravação

Cotidiano

Campo Grande abre seleção para entidades parceiras em programas de habitação social

O edital de chamamento é destinado a OSCIPs interessadas em executar ações do Programa Sonho Seguro

Transparência

Obra do Novo PAC, nova Emei em Campo Grande será no Riviera Park

Capital ainda foi contemplada com equipamentos de radioterapia

Cotidiano

Moradores enfrentam medo diário de queda de figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga

Com rajadas de vento, vizinhos da figueira gigante relatam que incêndios são frequentes no local