Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Frio ‘congela’ MS e especialista revela até quantos dias dá pra ficar sem banho

Ficar alguns dias sem tomar banho não prejudica, mas também não inibe a 'catinga'; veja o que dermatologista diz sobre o assunto
João Ramos -
frio até quantos dias sem banho
Costumes e necessidades de banho variam muito de acordo com a pele e o clima da região onde a pessoa vive. (Imagem gerada por IA)

O inverno ainda nem começou, mas as temperaturas já despencaram “com força” em . Com os termômetros variando entre 2 e 16 graus nos próximos dias e sem previsão para a volta do calorão típico do Estado, já tem gente disposta a “fugir” do banho — especialmente aqueles que nem sequer contam com chuveiro elétrico ou aquecedor em casa e precisam recorrer ao balde com canequinha.

Mas, até quando dá pra ficar sem lavar as “partes” sem se preocupar? Segundo a dermatologista Isadora Santamarina, dependendo do período, optar por não tomar banho não causa prejuízos, mas fede. Conforme a especialista, estudos apontam que o ser humano pode ficar sem lavar o corpo até cerca de 5 dias sem afetar a saúde. Depois disso, os riscos já se tornam mais iminentes.

No entanto, Isadora ressalta que a fata de banho não inibe a “catinga” de ninguém e pode até provocar complicações maiores nas regiões íntimas. “Pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más da pele. Além disso, pode aumentar o odor corporal, acne e infecção de pele, como a candidíase”, alerta a dermatologista.

A candidíase é uma infecção da pele e da mucosa que pode ocorrer em qualquer lugar, sendo mais comum em dobras da pele, espaços entre genitais e mucosa oral. Os sinais e sintomas variam de acordo com o local. Já a “catinga” ou cecê é um odor causado pela combinação de suor e bactérias normalmente presentes na pele.

Com o banho, intercorrências como essas podem ser prevenidas, mas nem sempre evitadas. Isso porque o odor corporal pode ocorrer devido ao clima quente ou úmido, prática recente de exercícios físicos e ingestão de certos alimentos, como cebola e alho.

Quantos banhos por dia? Excesso também prejudica

A especialista também explica que os costumes e as necessidades de banho variam muito de acordo com a pele e o clima da região onde a pessoa vive. “A quantidade por semana tem uma relação cultural importante, mas temos que lembrar que o banho equilibra a nossa flora bacteriana e elimina as impurezas, como a poluição a que estamos expostos diariamente”, diz Santamarina ao Jornal Midiamax.

Por outro lado, a profissional reforça que tomar vários banhos por dia pode fazer mal, mesmo no calor, já que a pele é recoberta por um manto lipídico que nos protege das agressões externas. “Quando nos submetemos a vários banhos diários, esse manto fica prejudicado, geramos uma situação conhecida como xerose (ressecamento da pele), que pode gerar inclusive coceiras e agravar alguns quadros de dermatites”, detalha.

Clima em MS não vai ajudar nos próximos dias

E os próximos dias em Mato Grosso do Sul não serão nada fáceis para quem já está com “medo” da água. Uma frente fria que atinge todo o país fez as temperaturas despencarem nesta quinta-feira (29), e a previsão indica que o clima ficará ainda mais gelado, com alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de geada no Estado.

Até domingo, a não deve ultrapassar os 23 graus e as temperaturas voltam a ficar mais equilibradas na segunda-feira (2). Diante do frio intenso, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas doentes e em situação de vulnerabilidade social.

Vale ressaltar que as equipes do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), oferecem abrigo.

***

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse