Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Fundação Manoel de Barros lança concurso de redação e premia com bolsa de 100% para faculdade

Intenção, conforme a Fundação, é dar voz às ideias, passear pelo universo poético de Manoel de Barros e transformar sonhos em oportunidades reais!
Graziela Rezende -
Três primeiros colocados do 7º Concurso: Pedro, Jennifer e Rafaela. (Bruno Carvalho/Arquivo Pessoal)

A Fundação lançou a 9ª edição do concurso de redação, com a intenção de incentivar a leitura e escrita entre os jovens. A oportunidade é voltada para os alunos que cursam o último ano do ensino médio na rede pública de ensino, tanto em como em outras cidades do Estado.

Os ganhadores vão ganhar um “passaporte 100%” para a faculdade, nos cursos de Direito, Biomedicina, Administração, Engenharia Civil, Psicologia, Publicidade e Propaganda, entre outros. Já o professor do aluno vencedor será premiado com uma bolsa de estudos de 100% na modalidade EAD de pós-graduação lato sensu.

A intenção, conforme a Fundação, é dar voz às ideias, passear pelo universo poético de Manoel de Barros e transformar sonhos em oportunidades reais! O concurso tem o apoio da SED-MS (Secretaria de Estado de Educação de ), Grupo Companhia das Letras e a .

Conforme o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, o concurso tem como objetivos principais incentivar o hábito da escrita, promovendo o desenvolvimento das habilidades de redação; despertar o interesse pela leitura; proporcionar o contato com a linguagem e as obras do poeta Manoel de Barros; fortalecer práticas pedagógicas mais avançadas e ampliar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

“O concurso oportuniza ao participante a elevação da autoestima e da autoconfiança para o enfrentamento de situações do mercado de trabalho, na carreira, numa nova profissão, e busca promover a mobilidade social. Citando Manoel de Barros, o concurso é um ´fazedor de amanhecer´, ´um esticador de horizontes´”, ressalta o diretor.

A iniciativa é voltada para estudantes do terceiro ano do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas. Neste ano, pela segunda vez, o concurso contará com duas categorias. Pela ´Categoria Campo Grande e região metropolitana´ serão contemplados alunos de escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. E pela ´Categoria Dourados e Região´ poderão participar alunos da rede pública de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, , Rio Brilhante e Vicentina.

Qual é o tema da prova?

7º Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros. (Isabella Alves/Arquivo Pessoal)

Ao participar do concurso, os estudantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. O tema a ser desenvolvido é “O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens” e será exigida a produção do texto com possível viés temático do poema “O apanhador de desperdícios”, escrito pelo poeta Manoel de Barros, dentre outros textos que farão parte da coletânea da prova.

A redação deverá ser realizada nas escolas entre os dias 1º e 22 de agosto de 2025, dentro do período de aula dos estudantes. Dias depois, entre 1º e 14 de setembro, será a primeira etapa de correção das redações, período em que 125 redações serão selecionadas para a segunda etapa do concurso (os escritores dessas redações serão anunciados em 19 de setembro). Entre 22 e 26 de setembro, os 125 alunos selecionados realizarão a segunda redação (com novo tema), na sede da Fundação Manoel de Barros.

Entre 29 de setembro e 10 de outubro, será feita a correção das 125 redações. Já no dia 21 de outubro a Comissão Julgadora fará a correção das redações, selecionando as 40 semifinalistas da categoria ´Campo Grande e região metropolitana´. Destas redações semifinalistas, serão escolhidas as 10 finalistas e, entre estas, as três primeiras colocadas. Entre 13 e 24 de outubro, serão anunciados os 40 autores semifinalistas. Pela ´Categoria Campo Grande e região metropolitana´, a premiação será em 5 de novembro, na Capital.

Pela ‘Categoria Campo Grande e região metropolitana’, os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Entre as opções de cursos, estão: Direito, Biomedicina, Administração, Engenharia Civil, Psicologia, Publicidade e Propaganda. O professor do aluno vencedor será premiado com uma bolsa de estudos de 100% na modalidade EAD de pós-graduação lato sensu.

Se você é estudante do 3º ano do Ensino Médio da rede pública e acredita no poder da palavra e da escrita, esta é a oportunidade pra você mostrar seu talento, ingressar no Ensino Superior e dar um passo importante rumo ao seu futuro! Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: De Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Abram as janelas: fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

O ministro João Carlos Parkinson de Castro (Marcos Ermínio

Ministro das Relações Exteriores vem a Campo Grande para palestra no Bioparque Pantanal

BR-163

Vai viajar? BR-163 tem dez trechos interditados nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

conselho

Conselho LGBTQIAPN+ é aprovado na Câmara de Campo Grande em regime de urgência

Últimas Notícias

Cotidiano

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Casa demolida era completa com quarto, sala, cozinha e banheiro, estava murada e tinha até portão de elevação

Cotidiano

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Visando otimizar aulas, Santander EducaIA irá capacitar docentes para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial

Brasil

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final

Política

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

Apenas a bancada do PL da Casa de Leis foi contra a proposta