Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘GPS’ de onças, Barba teme ser despejado de local estratégico no Pantanal de MS

Barba chegou ao Pantanal há mais de 40 anos e se tornou "patrimônio", morando em uma bifurcação da BR-262, que dá acesso à Estrada Parque, sendo um ponto de apoio a turistas e até à PMA
Graziela Rezende -
Osmar Paulo de Lima, de 71 anos, o "Barba" (Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A sinceridade vai falar mais alto neste texto. Estamos falando do Pantanal sul-mato-grossense, onde a onça-pintada reina, a natureza e a vida pulsam a todo momento e o paraíso alagado nos entrega imagens de tirar o fôlego: gente de todo canto do mundo quer ter este privilégio e conhecer o bioma. Mas, imagine o turista pousando em Campo Grande, passando por e seguindo viagem pela BR-262, até a Estrada Parque. Nenhuma parada? Nenhum posto de informação oficial? Nenhum banheiro ou um local para comprar ao menos um café? Por incrível que pareça, há décadas, quem faz este papel é uma pessoa, o “Barba”.

O apelido ele ganhou há muitos e muitos anos, já que sempre manteve a barba no rosto. Com o tempo, os fios brancos apareceram e Osmar Paulo de Lima se aposentou. E agora recebeu nova intimação, para sua defesa. Caso contrário, pode ser retirado do local onde criou um comércio e ali fez seu ponto de atendimento aos turistas. Vive o dilema, vive o Pantanal “na pele” e, inclusive, é chamado por muitos de patrimônio da região.

(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Barba teme ser despejado do ‘ponto de apoio ao turista’, criado por ele há mais de 20 anos

Barba tem uma história enigmática: vai ser retirado do trevo, na BR-262, no Buraco das Piranhas, em frente à PMA (Polícia Militar Ambiental) ou não? O que começou com um falatório se tornou processo e o idoso, de 71 anos, teme a cada segundo.

“Eu saí de em 1980, fui para Campo Grande e, um ano depois, já estava em Miranda. Me casei, tive filhos e morei no Rio , com a minha antiga esposa. A gente vivia em uma casa flutuante, morei no Rio Paraguai até 1995 e depois separei. Fui trabalhar nas embarcações do Passo do Lontra até 2002, quando em setembro do mesmo ano eu fui para o Buraco das Piranhas”, relembrou.

(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Neste endereço, uma empresa de pavimentação estava atuando na região e Barba foi contratado como vigia, permanecendo na bifurcação até o fim das obras, no ano de 2004. Em seguida, a contratada foi embora e ele permaneceu, tendo como prova, uma em seu nome desde essa época.

Anos depois, em 2010, de acordo com o teor do processo contra ele, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o intimou e Barba foi pessoalmente, até a capital sul-mato-grossense, sendo permitida a sua permanência no local. No entanto, a ação judicial teve andamento, principalmente, com a expectativa de obras na região e a construção de uma espécie de CAT (Centro de Atendimento ao Turista).

Barba possui conta de energia no local desde 2004 (Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

“Aqui é um lugar tranquilo, muito bom de se morar, sossegado. Acho que não tem coisa melhor do que morar no Pantanal, só se for igual, mas, melhor, eu acho que não tem não. Eu planto aqui, atendo as pessoas, vou levando a vida. E as onças continuam rodeando por aqui. Agora, nessa época do frio, elas saem do meio do mato e passam aqui pelo asfalto, aqui é mais quente, elas se esquentam um pouco”, brincou Barba.

Em seu estabelecimento comercial, construído de madeira e com o seu suor, existe uma placa na entrada “Welcome to Pantanal Park Road – Information Here” (“Bem-vindo à Estrada Parque do Pantanal – Informações Aqui”). Lá dentro, vende o que é necessário para região: repelente, gelo, bebidas, café, dá acesso ao banheiro e ainda faz almoço e janta para os turistas. No dia da visita do Midiamax, Barba preparava um espetinho na brasa da lenha…

Reportagens especiais no Pantanal de MS:

Cenário bem diferente do fogo, cheia passou de 3 metros e é a melhor vista de tantas Anas no Pantanal

VÍDEO: Andor intacto de Carlos é mistura de fé e amor saudoso pela esposa

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued