Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Jovem surpreende ao querer ser costureiro e ‘toma’ clientela da mãe: ‘Coroas querem o novinho’

Jovem atuava como pizzaiolo e passou a costurar quando percebeu que a mãe estava precisando de mão de obra
Graziela Rezende -
(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Entre linhas, agulhas e o olhar atento, está Natan Rafael de Araújo Nunes, de 27 anos. O jovem, que trazia temor diário ao sair de casa, já que trabalhava como pizzaiolo durante noites e madrugadas, mudou totalmente a rotina e passou a costurar com a mãe, a experiente costureira Tereza Lins Araújo, de 54 anos.

Ambos trabalham em uma confecção, que inovou recentemente ao entregar vestidos de festas já com reparos, na Rua 13 de maio, região central de . No entanto, pouco antes, era somente Terezinha, como é conhecida, e a irmã, que atuavam no local.

Ocorre que Natan surpreendeu a mãe e a todos, ao pedir para aprender a profissão e agora a mãe brinca que ele “tomou a clientela”, já que muitas mulheres pedem para ele tirar medida ou então que faça os ajustes nas peças, principalmente as “coroas”, conforme a mãe.

‘Pretendo fazer de tudo’, fala jovem costureiro

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

“Por enquanto ainda estou aprendendo, então, faço coisas mais simples, como barra de vestido e calças, troca de zíper, então, são consertos mais simples, mas, futuramente, com a experiência, pretendo fazer de tudo. Antes eu trabalhava como pizzaiolo e minha não gostava do horário, tarde e noite, de madrugada, então, como ela estava precisando aqui, tanto na parte da mão de obra, uma costureira, como um social media e questões administrativas, decidi vir ajudar”, afirmou Natan ao MidiaMAIS.

No entanto, como a mão de obra era “algo mais urgente”, o jovem decidiu aprender. “Foi aí que começou o meu interesse, porque tem prazos para entregar um vestido. E daí eu falei: ‘Me ensina que eu vou te ajudando no que for possível’. Eu comecei em novembro e está sendo tudo novo, mas, estou gostando bastante. É muito melhor estar ao lado da família”, ressaltou.

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Além do aprendizado, Natan fala que passou a ter um outro olhar sobre a profissão dos pais. “Tenho ainda mais admiração, porque não é uma ão fácil, tem que ter muita dedicação. E não é uma confecção em que você faz várias roupas, são peças que são de clientes, ela compra e a gente já ajusta, então, é necessário um cuidado maior ainda. Minha mãe é muito experiente nisso e meu pai costurava também, minha mãe que ensinou ele, inclusive, então, acho que tudo isso me inspirou de certa forma”, disse.

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Na rotina de trabalho, mesmo sendo um garoto tímido, Natan passou a chamar a atenção da clientela.

“Eu achava que ia ter e o que aconteceu foi justamente o contrário. Muitas clientes falam que querem que eu faça os ajustes”, disse. “Principalmente as coroas. Querem que o novinho tire as medidas”, brincou a mãe.

No entanto, sério e focado, o jovem ressalta que a sua contribuição, em geral, é desafogar as demandas e ajudar a crescer o negócio.

“Ajudei já implantando um sistema aqui, fazendo as postagens da e costurando, vou fazendo um pouco de cada coisa. Acredito que, no mundo de hoje, faz parte pensar em tudo isso”, finalizou.

Mãe do costureiro tinha 14 anos quando aprendeu o ofício

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A mãe, Tereza, conta que a história na costura começou na juventude.

“Eu tinha 14 anos quando comecei a costurar. Achava caro demais os vestidos, lembro de um que, na época, paguei algo em torno de R$ 350. Aí comecei a viajar muito para e percebia o quanto as pessoas ganhavam em cima, então, comecei trazendo aos poucos e depois pensei em entregar o vestido pronto, já com os ajustes, pronto para festa”, ressaltou.

Com tamanha experiência, Terezinha diz que já pensava como seriam os próximos anos e, agora, com o filho se tornando um costureiro, ela ficou muito feliz.

“É uma profissão que está ficando muito escassa, está difícil conhecer quem sabe costurar e é bonito ver um menino que sabe costurar. Eu ensinei o pai dele, e agora ele, e diziam que costurar era coisa de velho, mas, imagino o quanto o pai ficaria orgulhoso. Meu outro menino também seguiu a profissão do pai, então, é muito bom tudo isso que está acontecendo. E aqui, na loja, o Natan está me ajudando bastante”, finalizou.

Confira aqui um pouco da rotina dos costureiros:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued