Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro que reúne receitas indígenas ancestrais será lançado neste sábado em Campo Grande 

O encontro será a partir das 13h30, no Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza
Idaicy Solano -
Lançamento de livro com receitas indígenas será neste sábado (28). (Divulgação, Márcia Chiad)

Livro com 14 receitas indígenas ancestrais será lançado neste sábado (28), em , em encontro a partir das 13h30, no Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza. O evento marca o encerramento do projeto “Comer Bem, Viver Mais”, com foco na valorização da cultura ancestral e no reaproveitamento de alimentos, que levou capacitação na área da gastronomia para dezenas de mulheres indígenas da etnia Terena.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O projeto foi idealizado por Danielle Thomaz e teve duração de quatro meses. Durante esse tempo, as participantes tiveram aulas práticas de gastronomia e momentos de troca de saberes entre as alunas e profissionais da área. Além do lançamento do livro, o evento contará com a entrega de certificados e uma feira de degustação dos pratos preparados pelas próprias alunas.

Dentre as receitas reunidas no livro, o destaque vai para o pão de banana verde com casca, criado pela jornalista e empresária Márcia Chiad. A proposta era valorizar ingredientes simples, que muitas vezes são descartados, mas que podem ganhar novas utilidades na

A receita foi ensinada como exemplo de reaproveitamento alimentar ensinado durante o curso, para criar um prato nutritivo e sustentável. A aluna Lauriane Cecé Bardela comenta que o aprendizado mudou sua forma de ver a culinária. “Aprender que até a casca da banana-verde pode virar pão mudou meu jeito de cozinhar. Passei a valorizar o que antes eu jogava fora”.

O livro também traz pratos tradicionais, que carregam sabor, história, memória e resistência cultural. Algumas das receitas encontradas no conteúdo são: chipaguassu (bolo de ), hihi (bolinho de mandioca envolto em folha de bananeira), caponata do coração da bananeira, requeijão natural de mandioca, entre outros.

O projeto aconteceu em parceria com o Instituto Bia Rabinovich e apoio do Recanto das Ervas. A formação foi totalmente gratuita e voltada à das participantes.

Serviço

  • Data: 28 de junho de 2025
  • Horário: 13h30
  • Local: Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza, Rua Terena, nº 88, Bairro Tiradentes

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização na Feirona termina com apreensão de bebidas artesanais irregulares

Operação aconteceu após denúncias encaminhadas por meio do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências