Há 34 anos, Campo Grande recebia a ilustre visita do Papa João Paulo II. A data, especificamente, foi em 16 de outubro de 1991. Na ocasião, o pontífice foi recebido pelo Arcebispo Dom Vitório Pavanello, na Base Aérea de Campo Grande.
O trajeto até a Casa da Missão Salesiana, onde descansaria para suas atividades no dia seguinte, foi marcado por uma inesquecível carreata. No dia seguinte, Karol Wojtyla visitou o Hospital São Julião, onde foi recebido com abraços e poesias, pelos pacientes. Mais tarde, celebrou uma missa para mais de cem mil pessoas, na Praça do Papa.
Nesta quarta-feira (22), também recorda-se a data em que João Paulo II celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978. Este foi o dia escolhido pela Igreja Católica para celebrar a memória do “Papa Peregrino”, agora, São João Paulo II.
A partir de 2026, o quarto que hospedou o pontífice, será aberto a visitação dos fiéis. A instalação fará parte do memorial dos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso.
Segundo a organização, a construção do espaço está em andamento e deverá ser inaugurado em março do ano que vem.
Espaço contará com itens utilizados pelo Papa
O quarto, entretanto, não ficará no local original, já que não há como receber grande volume de visitantes na Casa Salesiana. Mas, o ambiente será transferido para o memorial, que tem vista para os jardins da instituição. O acesso será pela Rua Barão do Rio Branco.
O objetivo é preservar o registro histórico da Missão Salesiana, aos moldes do MOSB (Museu da Obra Salesiana no Brasil), localizado na instituição Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.
Assim, o quarto de João Paulo II será um dos espaços do memorial. O ambiente contará com os itens preservados, que foram utilizados pelo pontífice na sua visita à Capital, além da medalha com que presentou a Missão Salesiana.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.