Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

MidiaMAIS viu: ‘Homem com H’ mostra Ney Matogrosso como alguém que ousou ser livre

Artista tem mais de cinco décadas de carreira e obra mostra alguém que desafiou a todos para ser exatamente como é
Graziela Rezende -
(Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

O bela-vistense Ney de Souza Pereira, de 83 anos, que ganhou o nome artístico de Ney Matogrosso, é um multiartista, sem sombra de dúvidas. Um orgulho para , pois, é aqui que deixou a sua “energia selvagem” aflorar e servir de inspiração ao longo de mais de cinco décadas de carreira. O MidiaMAIS conferiu a sua cinebiografia, em cartaz no cinema, a qual mostra alguém que desafiou a todos e, tempos depois, recebeu aplausos. Enfim, ousou ser livre.

A obra inicia mostrando a infância de Ney, na Vila Militar, no ano de 1949. Na época, sob a rigidez de seu pai, Ney (interpretado brilhantemente pelo ator Jesuíta Barbosa) apanhava e recebia castigos, enquanto ouvia: “Vira homem”. Seus momentos de distração, no entanto, ocorriam na mata. Inclusive, certa vez, ao desenhar e pintar um bicho, o genitor mais uma vez o repreende: “Eu não tô criando filho para ser veado…filho meu jamais vai ser artista”.

No entanto, o tempo passa e ele revida a atitude brusca do pai, sendo expulso de casa. Ney então vai para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O jovem é considerado educado e disciplinado. Após o período de alistamento, segue para , no ano de 1961, onde a sua voz fina é admirada em um coral: “Linda e especial”, afirma o professor.

Ney era hippie e artesão em São Paulo

Ney então parte para São Paulo, onde monta o seu ateliê de arte. Hippie e artesão, passeava pela capital paulista e lá via muitos cartazes do teatro kabuki, o que foi um insight para sua arte, tempos depois. Aliás, em pormenores, isto não é dito na obra, porém, o próprio artista fala em entrevistas que, ao saber que “artista não andava na rua e nem tinha privacidade”, pensou em uma forma de passar despercebido.

(Paris Filmes/Reprodução)

Até então, ele não cantava, mas, é aí que entra a sua breve participação na banda Secos & Molhados, de 1973 a 1974. Já no Rio de Janeiro, encontrou com os outros integrantes e o sucesso veio muito rápido. Diante ao Maracanãzinho lotado, fizeram um show histórico.

Parte deles, no entanto, implicaram os trejeitos de Ney, porém, mais uma vez o artista ousou ser livre. No ano seguinte, lançou carreira solo, tornando-se não só cantor, mas também dançarino, intérprete, ator e diretor. O artista passou a ser manchete de jornais, precisava dar declarações o tempo todo e ressaltava, a todo momento, que as pessoas se incomodavam porque viam nele coisas em que se identificavam.

Sendo assim, quando foi ordenado que era para “deixar de ser bicho”, fez o público amar seu novo trabalho, só que, ao mesmo tempo, recebeu visitas indesejadas de autoridades no camarim. O filme, sob direção de Esmir Filho, mostra ainda seu encontro com , de uma perspectiva diferente e a liberdade no amor e na vida que Ney sempre teve. Segura o fôlego e vai! Está em cartaz em todos os cinemas de !

Confira o trailer de Homem com H:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê morre e família acusa maternidade de negligência por negar cesariana

Simone revela que é casada com a melhor amiga há 8 anos; saiba quem é

Base do governo barra convocação de irmão de Lula em CPMI do INSS

Viatura da PM se envolve em outro acidente na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Vítima embarcou em Assunção e foi encontrado morto no terminal de Pedro Juan (Foto: Reprodução, Instagram)

Passageiro é encontrado morto em ônibus de viagem na fronteira com MS

Últimas Notícias

Mundo

Chefe militar dos rebeldes huthis do Iêmen morre em ataque de Israel

Huthis informou que chefe morreu junto de seu filho

Política

Câmara determina corte de 5% nos gabinetes para economizar duodécimo após despesas aumentarem

Medida quer frear gastos, especialmente com salário de comissionados, após vereadores aumentarem os próprios rendimentos

Cotidiano

VÍDEO: família precisa levar ventilador de casa para Hospital Regional

Mãe estava acompanhando o filho de 4 anos que está em tratamento oncológico

Emprego e Concurso

IFMS divulga lista de inscritos que vão concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos

Candidatos que querem apresentar recurso contra a lista preliminar de inscritos podem recorrer até esta sexta-feira