Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Aos 78 anos, morre Carlos Marques Medeiros, curador e produtor cultural de MS

Carlos Alberto Marques Medeiros foi articulador da criação do Marco e da Secretaria de Cultura de MS, na década de 1980; ele também era responsável pelo acervo de Humberto Espíndola, com quem compartilhou a vida
Guilherme Cavalcante -
Carlos Marques Medeiros
Produtor cultural, curador e defensor da cultura de MS, Carlos Alberto Marques Medeiros faleceu nesta terça-feira, aos 78 anos. (Arquivo pessoal, reprodução)

Faleceu nesta terça-feira (19), em , o produtor cultural, curador, editor gráfico e defensor da cultura sul-mato-grossense Carlos Alberto Marques Medeiros, aos 78. Medeiros enfrentava doença autoimune, conforme relatos de pessoas próximas.

Carlos é descrito por amigos como uma pessoa de inteligência crítica e sagacidade ímpares, que sempre atuou nos bastidores da cultura de MS e na defesa do fortalecimento de políticas culturais para o Estado.

Sua importância na história de ganha protagonismo no fortalecimento dessas políticas: companheiro e curador da obra visual e literária de Humberto Espíndola, Carlos Marques teve forte influência na articulação que resultou na criação do Marco ( de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) e também da Secretaria de Estado e Cultura, durante o governo de Marcelo , da qual Espíndola foi o primeiro titular.

Carlos também atuou na consultoria e curadoria de diversas exposições e escreveu inúmeras críticas de artes visuais em Mato Grosso do Sul. No campo da pesquisa artística, é descrito pelo olhar apurado de sua curadoria, assim como pelo zelo perante o acervo de Espíndola, um dos estandartes das do Estado.

Nascido em Campo Grande, Marques também foi colaborador, ao lado do parceiro, na pesquisa da antologia artística “Artes Plásticas no Centro-Oeste”, de Aline Figueiredo, obra que retrata uma das mais proeminentes gerações de artistas de Mato Grosso do Sul e região, no fim da década de 1970.

Criação do Marco

Carlos Marques Medeiros atuou ativamente em movimentos culturais não só em MS, mas também em Mato Grosso, o que resultou na criação do Museu de Cuiabá, além do Marco. Recentemente, comandou a curadoria da mostra “Entrosamento”, durante a reinauguração do Centro Cultural José Octávio Guizzo, em 2024.

No segmento cultural, Carlos é reconhecido por sua dedicação e defesa da memória coletiva. Ainda não há detalhes sobre as cerimônias de velório e sepultamento. Carlos completaria 79 anos no próximo dia 28. Ele deixa o companheiro de uma vida, Humberto Espíndola.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued