De 23 a 25 de outubro, a Casa de Cultura, em Campo Grande, será palco do MS Fashion Hub – Encontros & Conexões. Com uma programação intensa, o projeto terá três dias de imersão formativa, oferecendo oficinas e mentorias gratuitas com artistas de renome nacional.
O projeto, idealizado pelo estilista Fábio Castro, da marca Touché, busca transformar a Casa de Cultura em um laboratório criativo. Mais que uma vitrine, o MS Fashion Hub convida o público a refletir a moda como cultura, processo e identidade.
“Percebi que em Campo Grande temos muitos eventos voltados para desfiles e editoriais, mas faltava um espaço para conversar sobre moda, trocar ideias e formar novos olhares”, explica o artista. “A moda vai além da roupa — é cultura. Por isso buscamos incluir diversidade, sustentabilidade e representatividade como fios condutores deste projeto”, explica.
Entre as atividades programadas, estão curso de fotografia com celular, oficinas de costura e upcycling em jeans, laboratórios de produção de moda e o workshop de passarela e corpo cênico. Além disso, contará com mentorias de talentos da moda a idealizadores de marca autoral de Mato Grosso do Sul.
Na parte musical, a animação fica por conta de um set com DJ e show de encerramento com o grupo Estrella Cadente, que traz uma fusão Sonora de ritmos latino-americanos, brasileiros e fronteiriços. A programação completa pode ser conferida no Instagram @vitrinedomato.
O MS Fashion Hub conta com financiamento da Pnab (Projeto Nacional Aldir Blanc), do MinC (Ministério da Cultura), Governo Federal, FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc e Governo do Estado. A iniciativa tem apoio da Casa de Cultura, Secult, Sebrae e Senai.
O evento será realizado na Avenida Afonso Pena, 2270, próximo à Praça Ary Coelho.
Nomes da moda nacional prestam mentoria no MS Fashion Hub
Marcas de moda autoral de Campo Grande terão a oportunidade de receber uma mentoria com especialistas renomados na área. O MS Fashion Hub oferta seis vagas para orientação pela consultora de estilo Paloma Gervásio Botelho, de São Paulo, e pelo designer Dih Morais, da Bahia.
Das vagas ofertadas, três são destinadas a marcas criadas por pessoas negras, indígenas e trans. As outras três são voltadas para demais marcas de moda autoral, experientes ou iniciantes.
No dia 24 de outubro, Paloma Gervásio Botelho conduzirá três encontros individuais, de uma hora cada um. O encontro é voltado ao fortalecimento da identidade criativa, à comunicação visual e ao posicionamento de mercado, com estratégias práticas para ampliar o alcance e impacto das marcas.
Já no dia 25, o estilista quilombola Dih Morais atenderá marcas autorais criadas por pessoas negras, indígenas ou trans, em mentorias de uma hora cada uma. A proposta é trabalhar identidade, ancestralidade e diversidade, além de oferecer conselhos práticos para fortalecimento profissional, troca de experiências e ampliação da rede de contatos.
Programação
Quinta-feira (23/10)
9h – Oficina de Desenvolvimento de Produto – Silvia Pasqualotto Jandre (MS)
9h – Oficina de Fotografia Mobile Criativa – Sebrae MS
18h30 – Talk Show ‘De Onde Eu Vim Diz Muito Sobre Mim’ – Dih Morais (BA)
Sexta-feira (24/10)
9h – Oficina de Costura Express e Acabamentos – Roseli Budke (MS)
9h – Oficina de Produção de Moda – Giovanna Simioli (MS)
18h30 – Roda de Conversa sobre Moda e Sustentabilidade em MS
19h – DJ Set com DJ Sara
Sábado (25/10)
9h – Oficina: Reciclar (Upcycling em Jeans) – Luiz Gugliatto (MS)
9h – Oficina: Da Câmera à Passarela – Isabela Lopes (MS)
14h – Mentoria de Moda Autoral e Identidades – Dih Morais (BA)
14h – Workshop: Make & Talk: Maquiagem para Passarela – Jeovanna Araújo (MS)
16h – Lab Criativo de Moda e Estilo: Expansão do Criativo – Paloma Gervasio Botelho (SP)
19h – Talk Show ‘A Visibilidade de Profissionais Negres na Moda’ – Paloma Gervasio Botelho (SP)
20h – Show de Encerramento com Grupo Estrella Cadente
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)