Um vídeo gravado no Pantanal, em que onça-pintada aparece ao lado de um bezerro, mas não o ataca, despertou curiosidade nos internautas. As imagens foram captadas pelo fotógrafo de vida selvagem Gabriel Felipe e publicadas em seu Instagram pessoal.
No vídeo, o bezerro repousa às margens do rio, enquanto a onça-pintada se senta logo atrás do animal. Percebendo que está sendo filmado, o felino encara o fotógrafo e se afasta do bezerro.
O fato de não o atacar deixou os internautas confusos, que até brincaram com a situação. “Ridículo se isso for armação”, dizia um comentário na publicação. Mas qual o verdadeiro motivo para a onça-pintada não reagir ao bezerro?
Segundo o biólogo Henrique Villas Boas Concone, as possibilidades mais prováveis envolvem o fato de o predador não estar com fome no momento em que cruzou com o bezerro, ou não o ter reconhecido como presa.
“A onça pode não ter atacado por não estar com fome, por ter se espantado com as pessoas que filmaram ou pode não ter reconhecido o bezerro como presa”, explicou.
No caso de o bezerro não ter sido visto como uma potencial presa, o biólogo explica o que pode acontecer no caso de o animal ter sido domesticado. Apesar de parecer, essa situação não é tão incomum de acontecer.
“Pode acontecer principalmente se a ‘presa’ for animal doméstico e for uma área onde tem muita presa silvestre e a onça nunca tiver se deparado com um animal doméstico antes, ou quando ainda era nova. Mas são situações bem peculiares de acontecer [o não reconhecer], embora não atacar não seja tão incomum”, ressaltou.
Veja o vídeo:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)