A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Vila Planalto, em Campo Grande, guarda uma relíquia de 1º grau da santa padroeira. Trata-se de um pequeno fragmento da imagem original, que foi inserido no meio da réplica para adoração dos fiéis.
Neste domingo (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e a Paróquia contará com uma programação especial em homenagem à padroeira do Brasil. Na ocasião, a relíquia será exibida para que os visitantes possam fazer as suas preces e agradecimentos à Mãe Aparecida.
O dia será inteiramente dedicado à Santa, começando às 6h, com recitação do Santo Terço, seguindo de missas, celebradas às 8h e 11h, pelo Padre Jair Máximo. Às 15h30, ocorre a concentração na Praça do Papa para a tradicional carreata de Nossa Senhora Aparecida.
Às 19h, o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, celebra a Santa Missa na Paróquia. Logo após, a programação social se inicia, com praça de alimentação e shows musicais. A praça de alimentação funcionará das 8h às 13h30.
Relíquia foi trazida a Campo Grande por pároco da igreja
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Campo Grande, uma réplica da imagem exposta no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, guarda uma relíquia de 1º grau. Trata-se de um pequeno fragmento da imagem original da santa padroeira.
O fragmento foi doado à Paróquia em 1978, quando a imagem original passou por uma restauração. No processo, restaram alguns fragmentos da imagem.
Um deles chegou até o padre Luciano Scampini, que foi pároco por muitos anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro Vila Planalto. O padre colocou o pedacinho da imagem original bem no meio da réplica.
Assim, os devotos da Padroeira do Brasil e fiéis que frequentam a igreja podem ficar ainda mais próximos da Mãe Aparecida.

Imagem original foi encontrada no interior de São Paulo
A imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores, em outubro de 1717, no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso estavam encarregados, neste dia, de pescar uma quantidade de peixes suficiente para um banquete, que seria servido ao governador dom Pedro de Almeida.
Apesar de seus esforços, a pesca não estava dando certo. Assim, decidiram suplicar à Nossa Senhora, para que um milagre acontecesse. No momento em que jogaram as redes novamente, resgataram a imagem, trazendo de fato um milagre: as redes de pesca, antes vazias, passaram a se encher de peixes.
Um dos pescadores levou a imagem para casa e, com a história se espalhando, logo virou um objeto de veneração. Conta-se que até mesmo a princesa Isabel conseguiu, anos mais tarde, um milagre. Ela teria pedido, diante da imagem, para engravidar — e assim lhe foi concedido.
Em homenagem à Santa, uma basílica foi construída em 1888, onde hoje é o Santuário Nacional de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)