Nevou em Campo Grande? Que nada, são só os Ipês-brancos em seu espetáculo anual na Capital. Última cor das floradas, a temporada branca tem alterado a paisagem há alguns dias, e o cenário, para os campo-grandenses, está até remetendo ao Japão.
Nesta segunda-feira (29), o Parque das Nações Indígenas, por exemplo, amanheceu tomado pelo branco dos ipês. Além das pétalas nas árvores, o chão forrado pelas flores caídas deu outro panorama ao local.
Ali perto, registro do fim de semana feito atrás do Bioparque Pantanal também tem encantado pela beleza natural provocada pela floração. “Pé de neve” e “Tá parecendo o Japão” foram algumas comparações em publicações nas redes sociais.
Em outro ponto da cidade, o jardineiro Wesley Neto expressou seu orgulho por morar na Capital dos Ipês e comentou sobre as flores, que deram outros tons a Campo Grande. “Essa aqui, dessa cor, é muito difícil de ver”, destacou, em vídeo divulgado na internet.
Curiosidades sobre o ‘pé de neve’
Este ano, a florada branca já podia ser vista desde o início de agosto em alguns pontos da cidade, mas a temporada ganhou força por agora, no final de setembro, como é natural do comportamento dos ipês.
O biólogo José Milton Longo já explicou ao Jornal Midiamax que as flores respondem aos estímulos da época. Normalmente, o ipê-branco floresce entre setembro e outubro e, durante esses meses, colore as ruas da cidade, criando um cenário encantador.
No entanto, vale destacar que a florada do ipê-branco é bem curta e costuma durar entre 3 e 5 dias, o equivalente a 10% do tempo da florada das outras cores.
Ipê-branco é comestível
Aliás, pouca gente sabe, mas o ipê-branco é uma Panc (planta alimentícia não convencional). Isso quer dizer que as flores também podem ser um ingrediente nutritivo para complementar uma refeição, além de serem ricas em propriedades medicinais.
Os ipês coloridos começam a aparecer anualmente em Campo Grande no mês de junho, sendo o branco o último a enfeitar a cidade e o grande responsável por fechar a temporada de floração com chave de ouro.
Veja outros registros atuais de ipês-brancos em Campo Grande:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)