Xiii! Polêmica no ar. Comentário no Twitter opinando sobre o perfil dos brasileiros que decidem cursar Medicina no Paraguai viralizou nesta quinta-feira (28). Controversa, a constatação gerou debate e muita gente ficou ofendida.
Nos últimos anos, o Paraguai se tornou um destino sedutor para estudantes brasileiros que sonham em ser médicos. A escolha para realização da graduação em outro país, no entanto, envolve uma série de variáveis muito particulares, como o processo mais simplificado para ingressar nas instituições.
Nesse contexto, para os internautas, há algumas características comuns entre quem opta pelas universidades paraguaias. Foi justamente pensando no assunto que o autor do post viral escreveu, aleatoriamente, que: “A pessoa que menos se preocupava em estudar na sua escola vai estar fazendo Medicina no Paraguai”.
Imediatamente, a publicação “furou a bolha” e, em pouco mais de 24 horas, alcançou 1 milhão de contas e milhares de republicações com reações diversas.
Procede?
De modo geral, a maioria que se manifestou nos comentários concorda com a afirmação sobre o perfil de quem sai do Brasil e vai para o Paraguai realizar o desejo de se tornar médico.
“Nenhuma experiência é individual mesmo”, “SIM, um colega meu que todo ano ficava de recuperação e só passava no conselho de classe foi estudar Medicina no Paraguai”, “Não ironicamente estudei com alguém assim que tá cursando Medicina lá” e “Conheço tantos casos” foram alguns comentários corroborando a opinião.
“A vaca que só colava no meu ensino médio foi fazer lá e já tá formando. Quem tem dinheiro não precisa estudar” e “Ainda vai fazer o revalida pra poder abrir uma clínica de estética aqui e ficar postando antes e depois dos pacientes no insta”, dispararam mais internautas, expondo seus olhares sobre o tema.
‘Mediciners’ do Paraguai se manifestaram
No entanto, quem faz parte do grupo criticado se defendeu. “Se se preocupasse mais com a sua vida, estaria indo pra lá também [para o Paraguai]”, “Só diz isso quem não teve a capacidade de ir” e “No meu caso foi o que mais estudava mesmo” foram algumas reações contrárias.
“Imagina menosprezar alguém porque está fazendo Medicina em outro país pela acessibilidade e disponibilidade do que a porra da Medicina elitizada do Brasil” e “Como você pode não se importar em estudar e atingir os mesmos (ou até maiores) objetivos que eu? – Algum frustrado”, opinaram outros.
Confira o post que deu início à polêmica:
Por que tanta gente vai cursar Medicina no Paraguai?
Vale ressaltar que quem decide fazer Medicina no Paraguai segue inúmeros critérios pessoais para a escolha. Um deles é o simples e rápido processo de admissão em comparação com os vestibulares brasileiros.
No Paraguai, em boa parte das universidades, os alunos podem se inscrever diretamente e iniciar suas aulas sem a pressão das provas classificatórias, fato que torna a vantagem decisiva para muitos.
O preço e a menor concorrência também influenciam. No país vizinho, o custo de vida é mais baixo do que no Brasil, e os valores da mensalidades, se convertidos, costumam ser menores.
Outro fator preponderante é a proximidade do Paraguai com o Brasil, facilitando o vaivém sem grandes burocracias ou deslocamentos. Além disso, a duração do curso de Medicina no Paraguai é de seis anos, com os dois últimos dedicados ao internato.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)