A Supercopa de Vôlei, que ocorre no próximo final de semana em Campo Grande, promete jogos históricos com craques de primeiro escalão do esporte. Além dos renomados jogadores e campeões olímpicos, estarão presentes na arquibancada, assistindo aos jogos, personalidades locais e profissionais que fazem o voleibol acontecer em Mato Grosso do Sul.
O professor de vôlei Leomar Soares, 51 anos, é um desses nomes confirmados na tribuna de honra da Supercopa, espaço especial reservado para convidados. Ele, que é professor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, uma das maiores e mais populares de Campo Grande, e dá aulas de vôlei há mais de 30 anos, afirma que o evento será como um resgate da época de ouro do esporte no Estado.
“Sou de uma geração que assistiu ao super time masculino da Copagaz, nos anos 80, o 3° melhor do Brasil. Também vi os jogos do time feminino da Roberto Som, uma grande expressão no Centro-Oeste. Já nos anos 90, pudemos acompanhar a Seleção Brasileira […] Essas referências nortearam um voleibol forte e competitivo do nosso estado em âmbito nacional, nas categorias de base por muitos anos, até o fim dos anos 2000”, conta o convidado do Jornal Midiamax sobre o cenário do vôlei em MS.
Com diversos títulos no currículo como treinador, Leomar possui sua própria escola de treinos, intitulada de Escolinha do Leomar, fundada há 19 anos. Seus alunos e alunas, inclusive, é público fiel de eventos como a Supercopa e devem comparecer novamente no próximo final de semana.
“Os alunos lotaram uma parte do ginásio em um evento desse, participaram, assistiram aos treinos e agora não é diferente. Grande parte já adquiriu os ingressos com suas famílias e estão muito motivados a participar”.

Esporte em ascensão em MS
Leomar também afirma que a presença das finais da Supercopa em Campo Grande reflete o crescimento do vôlei em Mato Grosso do Sul. “Hoje, vivemos um cenário altamente positivo em relação à demanda e procura pelo voleibol, que em outras épocas eram mais voltados aos apaixonados ou os que tinham habilidade”.
Ele atribui a isso o número de projetos públicos, estaduais e municipais, que democratizam o esporte, assim como a quantidade de escolas particulares que oferecem treinamentos com profissionais especializados. “Em Campo Grande, funcionam, pelo menos, 7 a 8 escolas de voleibol. Cada uma com seu público, sua didática, sua pedagogia e seu patamar financeiro. Costumo dizer que, havendo dignidade, caráter, ética e respeito, ‘o sol nasce pra todos'”.
Por isso, Leomar reforça a importância da Supercopa e aumenta suas expectativas para o evento. Ele também conta que torce para que projetos como o do Pantanal Vôlei, que conseguiu o acesso à Superliga B, sejam mais consistentes e tenham bons resultados. “Espero que cada vez mais, quando eventos assim retornarem aqui, possa se popularizar o acesso a grande demanda de praticantes do voleibol que temos em Campo Grande e em todo o estado”, completa.

Supercopa de Vôlei em Campo Grande
O evento esportivo do ano em Campo Grande ocorre no próximo final de semana, no ginásio Guanandizão. No sábado (18), às 20h, disputam o título da Supercopa feminina as equipes do Sesi Vôlei Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde.
Já no domingo (19), Sada Cruzeiro x Itambé Minas se enfrentam pela taça da Supercopa masculina, às 18h, também no Guanandizão, em Campo Grande. Você pode garantir seus ingressos para os jogos clicando aqui.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)