Muitas vezes, trabalhar com educação infantil envolve mais do que apenas transmitir conhecimentos teóricos às crianças. Enxergar os anseios das crianças, levando em conta o contexto social no qual estão inseridas, vai além da experiência de sala de aula.
Seguindo este princípio, a professora Sara Campos Marques desenvolveu um projeto na escola onde leciona, em Campo Grande, para levar os alunos ao cinema. O passeio é uma programação especial, com intuito de celebrar a Semana das Crianças.
Assim, alunos do quarto e quinto anos da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, do Jardim Noroeste, foram nesta quarta-feira (8) ao cinema UCI, no Shopping Bosque dos Ipês. A sessão do filme Missão Pet foi fechada exclusivamente para as crianças curtirem o momento com os colegas de escola.

Para a professora, a ida ao cinema faz grande diferença na vida dos alunos, já que muitos estão vivendo a experiência pela primeira vez. “É contagiante, e depois vem o reconhecimento deles, de gratidão. Depois eles vêm e me abraçam, acham um máximo. É só felicidade”, conta.
Na profissão há 32 anos, Sara explicou que o passeio do cinema surgiu como um meio de fugir da “mesmice” do lanche comunitário, atividade que era antes realizada próximo ao Dia das Crianças, na escola.
“O projeto do cinema foi para a gente sair da mesmice do lanche coletivo. Porque é assim: chega o Dia das Crianças, e [falam] ‘ah, vamos fazer o lanche coletivo? As crianças levam as coisas, as professoras levam’. Mas come por comer, acabou, vai embora. Então, eu pensei no que eu poderia fazer para que essas crianças curtissem mais”, explicou.

Primeiro passeio do cinema foi há três anos
O primeiro passeio organizado pela professora reuniu uma turma de 60 alunos para irem ao cinema, no ano de 2022. Para viabilizar o evento, a pedagoga precisou de ajuda de padrinhos e madrinhas, que contribuíram financeiramente com o projeto.
Desde então, os voluntários contribuem anualmente com a iniciativa, ajudando a custear o passeio para os alunos. Em média, fica em torno de R$ 45 por criança, valor que cobre os custos do ingresso do cinema, transporte, além de lanche, com direito a hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvete.
“Desde o meu primeiro evento, já armazenei os dados e criei uma lista de transmissão pelo WhatsApp. Quem participou do primeiro, participa até hoje. E quem já participou, vai trazendo. É um processo formiguinha, um vai passando para o outro. A gente paga normal, não tem desconto nenhum”, explica Sara.
O dia especial fica na memória dos alunos, que sempre fazem questão de parar a professora e agradecer pela experiência.
“As crianças que já saíram da escola e estão em outra me encontram e falam: ‘professora, nunca esqueci aquele dia’. Me encontram no supermercado e falam: ‘pai, foi aquela professora que me levou no shopping’. Então, o cinema é algo que eles não esquecem”, conta a pedagoga.

Projeto contribui na redução da evasão escolar
Além de proporcionar uma experiência única na vida dos alunos, a ida ao cinema tem um papel estratégico no desempenho escolar das crianças. Isso porque a professora cobra esforço nos estudos, muita leitura e assiduidade nas aulas. As crianças seguem à risca os pedidos da professora, e a medida acaba por reduzir a evasão escolar.
“Para a minha turma eu faço aquela promessa: a gente tem que estudar. Se estudar, a gente vai passear. Então, eu cobro a leitura, eu cobro atividades. Tem que vir todos os dias na escola, não pode faltar porque a gente tem muito caso de evasão escolar. Então, a minha sala é lotada. Eu tenho 35 alunos e, praticamente todos os dias, eu tenho os 35 alunos na sala”, afirma a professora.
Quando vai chegando o dia do passeio, a ansiedade toma conta das crianças. Segundo Sara, tem aluno que não consegue nem ao menos dormir na véspera ou chega, no dia, muito mais cedo do que o horário marcado.
“A minha turma já fica sabendo antes, as demais turmas, eu só aviso praticamente quando eu fecho o pacote porque eu corro o risco de falar para eles que vão ao cinema e não arrecado o dinheiro. Aí a gente só fala na véspera, e é uma surpresa total, a escola fica muito eufórica, os alunos ficam naquela ansiedade. Tem criança que não dorme. A gente marca para chegar na escola 13h, tem criança que chega 11h, de tanta ansiedade”, relata.

Alunos aguardavam ansiosos pela sessão
Ao todo, 250 alunos foram ao passeio desta quinta. No dia anterior, a professora levou 208, de outras turmas. A estudante do quarto ano Yasmin Suyane, de 12 anos, era uma das crianças a assistir pela primeira vez um filme nas telonas. Minutos antes, contou ao MidiaMAIS que estava muito empolgada com a oportunidade.
“Está muito empolgante esse passeio. Tomara que todo mundo se divirta e fique marcado na memória porque é uma coisa muito importante. Tem várias pessoas que nunca vieram, tem pessoas que já vieram. Então, vai ter muitas pessoas para conhecerem como é, como eu. É a primeira vez que estou vindo e estou achando muito legal. Ainda não sei qual o filme, vou ver lá na hora. Mas, certeza que vai ser especial porque a professora sabe como faz”, afirmou.

Emanuele Tonico, de 10 anos, também aguardava ansiosa pelo começo do filme. “Eu espero que seja muito bom, que eu me impressione com o filme e que eu saia daqui muito feliz. Acho que vai ser muito legal e vou me divertir muito com meus amigos”, disse.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)