Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Seguem abertas as inscrições para oficinas gratuitas do Bonito CineSur

Interessados podem se inscrever até 15 de julho
Evelyn Mendes -
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito. (Divulgação, Bonito CineSur)

O 3º CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito segue com as inscrições abertas para quem deseja participar das voltadas ao cinema e audiovisual. Ao menos quatro oficinas estão previstas para acontecer entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito – Sala Glauce Rocha.

Voltadas a estudantes, profissionais e interessados em geral, as oficinas integram o eixo formativo do festival, que busca promover o cinema como possibilidade de expressão e inclusão cultural, especialmente para a comunidade de Bonito (MS) e região.

Cada oficina oferece 25 vagas, e as inscrições estão abertas até 15 de julho. O resultado dos selecionados será divulgado em 18 de julho. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site oficial do festival, no link https://bonitocinesur.com.br/2025/.

Confira as oficinas oferecidas:

  • Oficina de Interpretação para Cinema – com Clara Linhart: a oficina conduzida por Clara Linhart será uma experiência prática e teórica voltada à atuação no audiovisual. Serão explorados aspectos como expressão vocal, corporal, improvisação e construção de personagens, a partir de cenas de brasileiros. Também serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica e a dinâmica de um set de filmagem.

Segundo Clara Linhart, a proposta é ampliar o entendimento sobre o trabalho do ator e da atriz no contexto da produção audiovisual. “A oficina é voltada a atores, atrizes, diretores e todos que desejam conhecer a atuação para o cinema. Vamos trabalhar com cenas reais e discutir a importância de compreender a narrativa, os enquadramentos e a interação com a câmera”, afirma.

Público-alvo: atores, atrizes, estudantes e profissionais interessados em atuação, maiores de 18 anos, com exposição de motivos no ato da inscrição.

Oficina de Direção de Cinema – com Marcela Lordy

  • Com três décadas de atuação no audiovisual, a diretora e roteirista Marcela Lordy propõe um mergulho nos processos criativos da direção de cinema, abordando desde o desenvolvimento de roteiros até a finalização de um filme. A oficina inclui reflexões sobre estilo, linguagem, escolhas de mise-en-scène, direção de atores e estratégias para inserção no mercado.

Marcela destaca que a atividade oferece uma visão ampla da profissão. “Vamos conversar sobre como manter a voz autoral diante dos desafios da produção e como transformar uma ideia em linguagem audiovisual. Ela conta que a oficina parte da sua trajetória como diretora e busca abrir diálogo com realizadores em diferentes fases da carreira.

“Eu falo sobre o processo criativo da direção de um longa-metragem, desde o desenvolvimento da ideia e como você se conecta a ela, mesmo que não tenha escrito o roteiro. Vamos discutir como traduzir sentimentos e emoções em imagens e sons, como conectar os departamentos de fotografia, arte e som para que trabalhem na mesma direção, e também a importância da pós-produção — da montagem à identidade visual, ao lançamento do filme. A ideia é provocar reflexões e estimular o pensamento autoral de cada participante”, afirma.

Público-alvo: profissionais e estudantes da área de cinema, audiovisual e comunicação, maiores de 18 anos.

Oficina de Projeto Audiovisual – Do Papel à Venda – com PJ Maia e Mariana Bastos

  • A oficina tem como foco capacitar criadores a estruturarem ideias e transformá-las em projetos prontos para apresentação ao mercado audiovisual. Serão abordadas técnicas para criação de decks, pitching e networking. A proposta é compartilhar estratégias voltadas à viabilização comercial de filmes, séries e outros formatos audiovisuais.

Segundo os ministrantes, o roteirista PJ Maia e a diretora Mariana Bastos, a oficina é direcionada a profissionais que desejam entender como navegar no mercado e apresentar suas ideias de forma eficaz. “Queremos ajudar quem tem um projeto a tirá-lo do papel com clareza e propósito. Vamos mostrar caminhos práticos, a partir da nossa experiência, para que os participantes consigam apresentar suas obras em festivais, canais ou plataformas.”

Público-alvo: roteiristas, diretores e produtores iniciantes ou em transição de carreira.

Oficina de Roteiro – Da Ideia à Realização – com Luiz Carlos Lacerda

  • Reconhecido por sua trajetória no , Luiz Carlos Lacerda ministra uma oficina dedicada à dramaturgia cinematográfica, com aulas teóricas e exercícios práticos. Serão exploradas as diferenças entre os modelos industrial e autoral, a construção de personagens, conflitos, planos, movimentos de câmera e a linguagem técnica do roteiro.

Lacerda explica que a oficina terá uma abordagem formativa e crítica. “Vamos trabalhar com as estruturas clássicas e contemporâneas do roteiro, discutir a utilização de lentes e realizar exercícios de decupagem. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas sólidas para desenvolverem seus próprios roteiros com consciência estética e técnica”, diz.

Público-alvo: estudantes e iniciantes no audiovisual, maiores de 18 anos, com envio de currículo e justificativa de interesse.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued