Lotando um dos compartimentos do Bioparque Pantanal na manhã deste sábado (11), pais e filhos foram ver a sereia e o herói das águas, que encantaram a plateia. As cenas dos dois, biólogos e mergulhadores que trabalham no local, arrancaram gritos de euforia das crianças.
A atração era aguardada desde a primeira aparição da sereia. No feriado, o ‘parceiro’ apareceu para animar ainda mais os pequenos.
O publicitário Eduardo Meier levou os dois filhos — um garotinho e uma garotinha, justamente para ver a sereia e o herói. Assim, o pai disse que hoje foi a terceira vez que levou os filhos ao Bioparque, e os filhos ficaram deslumbrados com o que viram.
Não só os heróis das águas, mas cada vitrine por lá é uma novidade. As crianças ficam admiradas com os peixes, pequenos, grandes, jacarés e até python, que é um gênero de répteis da família Pythonidae.
O animal pode ser encontrado na Ásia e África. Popularmente, são denominadas de pitão ou píton. Nenhuma das serpentes desta família possui dentes inoculadores de veneno, porém possuem presas afiadas, curvadas para dentro, para agarrar sua presa.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Pela manhã, segundo uma servidora do Bioparque, a píton dormia, alheia a toda a movimentação das crianças, que pareciam ter vontade de tocá-la.
Heróis do Bioparque?
Daniele Almeida, auxiliar administrativa, também se espremia junto da filha pequena para ver os heróis das águas e as braçadas da sereia, que sorria e mandava beijos ao público. Mãe e filha mostravam nos olhos um encantamento visível e cativante.
Tanto Daniele quanto Eduardo gostaram da ideia de ir ao Bioparque com os filhos e disseram que aproveitaram o evento para celebrar o Dia das Crianças, homenageadas amanhã, domingo (12).
Maria Fernanda Balestieri Mariano de Souza, diretora-geral do Bioparque Pantanal, também na plateia, mostrava-se entusiasmada ao ver a alegria das crianças. Ela disse que, em datas festivas, eventos parecidos ao deste sábado devem se repetir. Um exemplo: Papai Noel, logo, logo, deve aparecer por lá para dar umas braçadas na água e desejar um feliz Natal a todos.
A história da sereia
A história da sereia varia muito entre culturas, mas geralmente se refere a criaturas míticas com metade corpo de mulher e metade corpo de peixe. As sereias têm origens antigas, como na mitologia grega, onde eram pássaros com cabeça humana, e no folclore brasileiro, com a lenda da Iara. As histórias também se adaptam, como na versão moderna “A Pequena Sereia”, que explora temas de amor e sacrifício.
Já o herói das águas pode se referir tanto a personagens fictícios quanto a pessoas reais que se destacaram por feitos relacionados à água. Entre os personagens de ficção, o mais famoso é o Aquaman, um super-herói da DC Comics com poderes de um atlante e humano, que pode respirar debaixo d’água e se comunica com criaturas marinhas.
Além disso, entre os heróis reais, há o caso de Zé Peixe, um prático de Aracaju que ficou conhecido por nadar por quilômetros após guiar navios, e o nadador soviético Shavarsh Karapetyan, que salvou dezenas de pessoas de um ônibus que caiu em um lago.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)