Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sobá, sertanejo e Parque das Nações: concorda com este ‘resumo’ da cultura de Campo Grande?

Pesquisa ainda revela que Campo Grande apresenta o menor índice de acesso cultural entre as 27 capitais brasileiras
João Ramos -
RESUMO DA CULTURA DE CAMPO GRANDE MS
Campo-grandenses frisaram elementos que consideram mais notáveis na cultura da cidade - (Fotos: Arquivo Midiamax, Google Maps e Freepik, Reprodução)

(MS) teve seu perfil cultural levantado por uma pesquisa de campo que expôs alguns dados inéditos, mas também reforçou traços óbvios dos hábitos e preferências de seus moradores.

O levantamento investigou o acesso da população a 14 atividades culturais e descobriu o que de fato quem vive na cidade morena mais gosta em diversos segmentos.

Conforme os dados, sobá, sertanejo e o Parque das Nações ainda predominam o favoritismo popular nos quesitos prato típico, estilo musical e local para lazer. Mas a pesquisa não se resume a isso e destaca pontos até então pouco notados dos aspectos culturais da Capital, bem como o baixo acesso a eles.

Confira a seguir o resumo detalhado da cultura de Campo Grande, segundo a pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e o Datafolha em todas as capitais brasileiras.

Campo Grande é a cidade do sertanejo?

De acordo com o levantamento, Campo Grande está entre as capitais do Brasil com mais fãs de sertanejo. Na pesquisa de campo, 64% dos moradores apontaram o gênero como um dos prediletos. Tanto homens (68%) quanto mulheres (61%), em todas as faixas de escolaridade e em todas as classes sociais, escolheram o estilo.

No entanto, o sertanejo não tem a preferência das pessoas de 16 a 24 anos. Nesse caso, o funk foi apontado como ritmo musical preferido, com 54% do favoritismo dos jovens.

Campo Grande, aliás, também é a capital onde mais se ouve funk, com 18% de média, contra a média nacional de 11%. Junto com Curitiba e Porto Velho, é também a capital onde mais se ouve música eletrônica, sendo que 10% citam esse estilo, contra 6% da média.

Campo-grandense gosta mais de festa junina do que de Carnaval: você concorda?

No caso das festas populares, a preferência dos entrevistados apontou que a população de Campo Grande prefere as festas juninas (72%) ao Carnaval (22%).

A pesquisa também quis saber dos entrevistados qual é o evento cultural mais importante da cidade. A resposta era livre, qualquer um poderia citar o que viesse à mente.

Diante do questionamento, foram mencionados, ao todo, 80 eventos, com destaque para Carnaval, Festival do Sobá, Expogrande, e Cidade do Natal.

Sobá representa Campo Grande na culinária

Reforçando o senso comum, o sobá foi o alimento mais mencionado pelos entrevistados quando questionados sobre qual o prato símbolo da cidade. De modo geral, 19% das pessoas elegeram alguma massa para esse quesito e 18% definiram o sobá como representante.

Também foram muito citados o arroz carreteiro (17%) e o churrasco (16%) para esta modalidade.

Parque das Nações é o principal espaço de cultura em Campo Grande

O campo-grandense acredita que o Parque das Nações Indígenas é o principal espaço de cultura de Campo Grande. Ao todo, 8% dos entrevistados destacaram o local, embora outros 14 parques tenham sido lembrados pela população.

Apesar disso, 43% das pessoas ouvidas disseram que nunca vão a esses espaços culturais, sendo este o maior percentual encontrado na pesquisa. Os resultados indicam que 49% da população nunca praticou uma atividade cultural, ainda que de forma amadora: é o pior percentual encontrado na pesquisa.

Campo Grande tem acesso à cultura abaixo da média, segundo a pesquisa

O estudo avaliou a opinião de 600 pessoas de todas as regiões do município e verificou que Campo Grande apresenta o menor índice de acesso cultural entre as 27 capitais brasileiras, com média inferior à nacional em 8 das 14 atividades pesquisadas.

A capital de é a de menor acesso em leitura de livros, jogos eletrônicos, bibliotecas (15%, junto com Boa Vista), teatro (12%, ao lado de Rio Branco), , feiras de livro, saraus e concertos (2%, junto com Maceió).

Em 2014, a JLeiva e o Datafolha haviam feito pesquisa semelhante em Campo Grande. Uma década depois, o acesso a praticamente todas as atividades diminuiu, com quedas mais acentuadas em shows (de 51% para 39%) e festas populares (de 46% para 30%).

A nova pesquisa é considerada o maior levantamento sobre o tema já produzido no Brasil. Mas, e você, concorda com os dados da Capital de MS?

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued