Gosta de dança de salão? O 8º Festival Cultural do Chamamé está com inscrições abertas para o Concurso de Dança de Salão, estilo chamamé. A participação é aberta a casais de diferentes gerações, levando para a pista a sintonia, o talento e a tradição de um ritmo que atravessa fronteiras.
Consolidado como um dos grandes encontros da cultura chamamezeira em Campo Grande, o festival reúne música, dança, culinária e outras manifestações culturais. Dentro dessa programação, o concurso valoriza a dança como forma de expressão e preservação das tradições que fazem parte da identidade cultural da região.
A competição será dividida em duas categorias:
- Categoria Livre – para casais com idade acima de 18 anos;
- Categoria 60+.
A proposta é promover a integração entre diferentes gerações e valorizar tanto novos talentos quanto a experiência de quem mantém viva a tradição da dança.
Música e apresentação
Todas as duplas terão como trilha Sonora “Campo Grande Chamamezeiro”, do artista Santhyago Rios. Cada casal terá entre três e quatro minutos para realizar sua apresentação.
A música será utilizada em todas as apresentações, permitindo que a avaliação esteja concentrada na interpretação, na técnica e na sintonia de cada dupla.
As apresentações serão avaliadas por um júri técnico especializado, composto por até cinco avaliadores, com notas de 5 a 10 pontos.
Serão considerados os seguintes critérios:
- Ritmo;
- Sincronismo;
- Expressão;
- Diversificação de passos;
- Vestimentas.
O vencedor será o casal que alcançar a maior soma de pontos em todos os critérios.
Em caso de empate, será considerada a maior nota no critério Ritmo, seguida por Diversificação de Passos e Sincronismo. Persistindo a igualdade, os casais empatados participarão de uma terceira etapa, com outra música no estilo.
Vestimentas
A indumentária é parte importante da apresentação e deverá seguir o padrão tradicional. Para as mulheres, são indicados saia rodada ou vestido longo e amplo, que valorize os movimentos durante os giros, além de blusa ou camisete discreta, sem decotes exagerados.
Para os homens, a orientação é o uso de bombacha ou calça tradicional, larga nos quadris e ajustada no tornozelo, acompanhada de camisa de botão.
Inscrições
Os interessados têm até a próxima terça-feira (15) para se inscrever. O cadastro é feito exclusivamente pelo WhatsApp (67) 99102-3717. As vagas são limitadas.
Para participar, os interessados devem enviar:
- Nome completo dos dois participantes;
- Data de nascimento;
- Cidade;
- CPF;
- Telefone para contato.
Após o envio dos dados, a ficha de inscrição será disponibilizada. O documento deverá ser preenchido e devolvido para que a vaga seja oficialmente garantida.
A organização e a curadoria do concurso estão sob responsabilidade do professor Fernando Quadro e da produtora Michele Veruska, profissionais com experiência na realização de concursos culturais.
Festival
Entre os dias 17 e 20 de setembro, acontece a 8ª edição do Festival Cultural do Chamamé, da Polca Paraguaia e da Guarania, um dos principais eventos do gênero no Brasil. O evento é promovido pelo Instituto Cultural do Chamamé MS e pelo programa “A Hora do Chamamé”.
O festival busca valorizar as tradições culturais da região de fronteira e reforça a integração entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Serviço
- Evento: 8º Festival Cultural do Chamamé – Concurso de Dança de Salão, estilo Chamamé
- Data: 19 de setembro de 2026
- Horário: 15h
- Local: Colônia Paraguaia
- Inscrições: até 15 de setembro de 2026
- Contato: WhatsApp (67) 99102-3717 – Michele Veruska
- Crédito: Daniela Péres
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)









