Lembra dela? Campo-grandense conquista licença de piloto e realiza sonho Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Lembra dela? Campo-grandense conquista licença de piloto e realiza sonho

No ano passado, Raissa Costa Aurélio havia pausado o sonho
Karina Campos -
Raissa conquistou oficialmente a licença de piloto de avião. (Arquivo Pessoal)

Meses após interromper temporariamente a formação por falta de recursos financeiros, a jovem campo-grandense Raíssa Costa Aurélio alcançou uma das maiores conquistas de sua trajetória: tornou-se oficialmente piloto de avião. Aos 20 anos, ela recebeu a licença de piloto privado e agora segue rumo ao próximo objetivo: a formação para piloto comercial.

Em 2025, o Jornal Midiamax contou a história da jovem que conciliava faculdade de Ciências Biológicas, trabalho e os altos custos da formação aeronáutica. Na época, ela precisou pausar os estudos devido ao valor das horas de voo, mas continuava determinada a encontrar maneiras de seguir em frente.

Agora, com a licença em mãos, Raíssa descreve o momento como uma recompensa por toda a dedicação investida ao longo do processo.

“Foi uma mistura de felicidade e gratidão. Guardo comigo todas as dificuldades que enfrentei nesses dois anos, e perceber que, apesar de tantos fatores desfavoráveis, consegui superar cada um deles com muita resiliência foi extremamente emocionante.”

Conquista

“Gosto muito da frase: ‘A obsessão vence o talento, todas as vezes’. Embora eu ainda tenha um longo caminho pela frente na licença de piloto comercial, conquistar a licença de piloto privado já representa uma realização enorme para mim.”

Além disso, ela destaca que, ao longo das aulas, descobriu uma coragem e uma força que não imaginava possuir, especialmente no primeiro voo solo. Segundo ela, a aviação exige sair constantemente da zona de conforto, enfrentar limites e evoluir, tornando a experiência desafiadora e transformadora.

Elas no comando

A conquista também representa um avanço para a presença feminina em um setor ainda predominantemente masculino. Embora perceba mudanças positivas nos últimos anos, Raíssa acredita que ainda há barreiras a serem superadas.

“Tenho muitas amigas que também estão no processo de formação para se tornarem pilotos. Ainda assim, o preconceito não desapareceu completamente, e o número de mulheres atuando profissionalmente na aviação continua sendo relativamente pequeno.”

“Às vezes recebo mensagens de pessoas que dizem se inspirar na minha trajetória, que também sonham em se tornar pilotos, mas enfrentam dificuldades semelhantes às que eu enfrento. Saber que minha caminhada pode ajudar alguém a acreditar que esse sonho é possível me deixa muito feliz. A aviação ainda é vista como uma área bastante fechada, então poder representar essa possibilidade para outras pessoas tem um significado especial.”

raissa
A conquista também representa um avanço para a presença feminina em um setor dominado por homens. (Arquivo Pessoal)

‘Batizada’

A jovem que um dia observava pousos e decolagens ao lado do pai no Aeroporto de agora coleciona suas próprias histórias nos céus. E, apesar da conquista da primeira licença, garante que esta é apenas uma etapa de uma jornada que ainda está começando.

“Tenho três memórias favoritas. A primeira é o meu voo solo, que é um marco na vida de qualquer piloto, inclusive, participei do tradicional ‘batismo’, com direito a banho de óleo. A segunda foi minha primeira navegação solo, quando voei sozinha até e toda a responsabilidade da operação estava em minhas mãos. A terceira foi o meu cheque, momento em que finalmente conquistei minha CHT e pude oficializar toda a dedicação que investi ao longo dessa jornada”, conclui.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Lula diz que está esperando telefonema de Trump para explicar o que aconteceu sobre tarifas

Juliano prefeito ivinhema

Promotoria arquiva investigação contra prefeito de Ivinhema sobre viagem internacional

trump

Governo norte-americano anuncia nomeação de novos embaixadores

Defensoria anuncia plataforma para verificar números de telefone e prevenir golpes

Notícias mais lidas agora

Mato Grosso do Sul não será atingido por novo tarifaço dos Estados Unidos

detran-ms

MP não acha réu por fraude no Detran-MS e Justiça suspende processo

Grupo de Campo Grande é alvo da PF em ‘conexão mineira’, que atravessa cocaína da Bolívia

Curso de fotografia e marketing para evangelização segue com inscrições abertas

Últimas Notícias

Mundo

Trump e Netanyahu discordam sobre como encerrar guerra no Irã, mostra mídia internacional

O republicano exigiu que Israel interrompesse os ataques a Beirute

Cotidiano

MS sanciona lei que amplia conscientização sobre depressão infantil

Lei determina a instalação de cartazes informativos em escolas, unidades de saúde locais de grande circulação para orientar

Brasil

PF investiga laços de ‘Capo’ da máfia italiana com PCC e juiz bloqueia R$ 631 milhões

O mafioso sérvio Antun Mrdeza, conhecido mundialmente como "Nikola Boros" é um dos alvos

Cotidiano

Ao custo de R$ 452, caneta Ozivy chega a Mato Grosso do Sul até o fim do mês

Caneta usa semaglutida, o mesmo princípio ativo do Ozempic, que em março deste ano perdeu a patente