Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

Casal une Portugal ao MS em cafeteria no coração da Moreninhas II

No coração da Moreninhas II, uma bandeira portuguesa se hasteia na parede em um empreendimento que une os sabores de Portugal e do Mato Grosso do Sul
Arquivo -

No coração da II, uma bandeira portuguesa se hasteia na parede. O empreendimento do casal Flaviany Fleita Leite e Vinícius Almeida de Assunção une os sabores de Portugal e do com criatividade gastronômica num espaço aconchegante que lembra ares mediterrâneos na periferia de .

A pequena Mercearia Portuguesa quase passa despercebida se não fosse uma placa com os dizeres frisando seus grandes sabores: “Cuidado! Doces extremamente deliciosos”. A história de empreendedorismo começou em 2009, quando Flaviany ainda morava em Lisboa.

Nascida na Moreninhas, em Campo Grande, a então estudante de Administração se mudou para Portugal para melhorar de vida. Para se manter, Flaviany começou a trabalhar no Café Espaço Gourmet, do Hospital da Luz, um dos maiores do país. Seus brigadeiros, a então marca da brasileira, foram parar até na SIC, televisão aberta portuguesa.

Depois que engravidou de sua filha e deixou a faculdade, decidiu retornar ao Brasil e fazer doces e salgados portugueses foi uma maneira de passar mais tempo com a família fazendo o que ama, uma das motivações do projeto até hoje. A confeitaria já faz parte de gerações desde a avó, mãe e irmã, o que facilitou o processo.

“Decidimos voltar ao Brasil mesmo eu amando morar lá e logo em seguida, o Vinicius, me encorajou a fazer as receitas para vender. Com o dinheiros pagamos a faculdade, demos entrada na nossa casa. Entramos em sociedade e alugamos o espaço”, conta Flaviany Leite.

Dos empreendimentos, em 2009 criou o Brigadeiros e Doces, em 2013, o 3/7 de maçã e em 2014 nasceu a Mercearia Portuguesa. A ideia do casal para os produtos da cafeteria é mesclar os ingredientes regionais, como a guavira, a bocaiúva, ervas de tereré e a baunilha do Pantanal, com em receitas européias adaptadas como o Entremet, a Palmier, a kombucha e o Pastel de Nata.

Casal une Portugal ao MS em cafeteria no coração da Moreninhas II
Flaviany Fleita Leite e Vinicíus Almeida criaram empreendimento na periferia com criatividade gastronômica (Foto: Carlos Yukio, Jornal Midiamax)

As criações são exclusivas e feitas depois de testes de Flaviany no fundos do estabelecimento, sempre com um apelo para dar holofotes aos sabores do Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos é dar mais identidade regional aos pratos.

O Palmier de Bocaiúva,um doce tipicamente francês, que possui um formato de palmeira ou uma forma de borboleta, foi pensado depois dos recentes protestos contra o desmatamento no Parque dos Poderes para a realização de obras do poder público. A fruta é uma das principais fontes de alimento das aves do Pantanal.

“Sou admirada por todos os ingredientes do Estado. Temos muitas variedades de símbolos e acho importante fomentar o que temos aqui. Vou testando e vendo se no paladar é gostoso e agradável, colocamos para vender e vemos a receptividade”, relata a confeiteira.

A Língua de Capivara, biscoito caseiro adaptado das versões européias Língua de Gato, francesa, e Língua de Veado, portuguesa, é um dos mais pedidos e populares dos cafés da tarde. A adaptação foi feita com utilização da erva de tereré, já que nos outros são usados raspas de limão ou laranja, e é recomendado para acompanhar chás e cafés.

Perguntada sobre o motivo de abrir um estabelecimento tão singular e com pratos gourmet de preços acessíveis na periferia da cidade, a empresária lembra que o objetivo é fomentar o comércio local e trazer as pessoas de outras partes de Campo Grande para as Moreninhas.

“Tudo que a gente faz é para mostrar que as pessoas podem comer bem com pouca grana e com qualidade. Temos a produção diária e reposição. Os ingredientes são comprados aqui na Feira das Moreninhas, e algumas das frutas são compradas de indígenas de produção independente. Queremos movimentar o capital de giro aqui dentro do bairro”, conta.

A Mercearia Portuguesa fica na Rua Anaca esquina com a Rua Barueri no bairro Moreninhas II, e também atende clientes veganos e vegetarianos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 11h às 20h e aos sábados das 11h às 19h. Mais informações pelo @portuguesamercearia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com sessão antecipada, Câmara aprova projeto que amplia oferta de moradias em Dourados

Preso comparsa de ladrão que tentou furtar joalheria de shopping pela tubulação

Artesã de MS produz bolsas e mochilas exclusivas a partir de malotes dos Correios

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

Apesar de modesto, comércio impulsiona sonhos e fortalece senso comunitário no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Famosos

Mentiu! Saiba a verdade por trás da suposta gravidez da namorada de Gabriel Medina

Gabriel Medina volta atrás e desmente suposta gestação de Isabella Arantes; entenda o que aconteceu

Política

Deputados de MS votam projeto sobre reorganização das serventias notariais de Corumbá

Projeto de lei está pautado para segunda votação

Política

‘Caro demais para população’, diz Papy sobre isenção de ISSQN para Consórcio Guaicurus

Mesmo a empresa prometendo melhorias que não são cumpridas, anualmente acaba recebendo o 'benefício'

Mundo

Nova premiê do Japão nomeia primeira mulher para o Ministério das Finanças

Takaichi nomeou Satsuki Katayama em iniciativa que pode aumentar expectativas de política fiscal mais expansiva