Pular para o conteúdo
Evento

Poetisa de grande destaque e que morreu de covid é tema de roda acadêmica dos ‘imortais’ da ASL

Lélia ocupou a cadeira 27 da ASL e será o tema do evento presencial da Roda Acadêmica deste mês, no auditório da instituição
Graziela Rezende -
Foto: Divulgação

A poetisa e ensaísta Lélia Rita, cuja obra é de extrema importância artística e cultural em , é tema da roda acadêmica ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), nesta quarta-feira (30). Lelinha, como era conhecida, faleceu aos 84 anos, no ano de 2020, por conta da -19.

Lélia ocupou a cadeira 27 da ASL e será o tema do evento presencial da Roda Acadêmica deste mês, no auditório da instituição. Nesta edição, haverá a participação dos acadêmicos Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Serrano; dentro de um formato de apresentação interativa, em que eles relembrarão textos autorais da poestisa.

Para o evento, os imortais Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Marisa Serrano estudaram profundamente a obra de Lélia Rita Figueiredo, e o trabalho de sua produção literária em mais de uma dezena de livros será abordado, principalmente sua vertente poética.

Ao falar sobre o assunto, são unânimes em destacar a importância da saudosa acadêmica Lélia Rita, que realizou alguns dos primeiros programas e projetos de Levantamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de MS.

Trajetória

Lélia Rita Euterpe de Figueiredo Ribeiro foi diretora do Departamento de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Trabalho) e criou, fundou e dirigiu, de 1996 a 2006, a Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Ela também presidiu a AAPMS (Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul), como fotógrafa, tendo idealizado e executado programa de Expedição Cultural/ Artística, ‘itinerando’ por várias cidades e estados do país e aldeias indígenas, integrando os mais diversos setores de vida cultural e artística, para revelar e difundir o Mato Grosso do Sul e sua bela natureza.

ASL

A Academia fará o evento gratuito, a partir das 19h30. Ela tem sede na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco, em . Recentemente, comemorou o cinquentenário, sendo referência cultural em Mato Grosso do Sul.

Leia também:

Versos guardados sob segredo marcam nova produção do poeta Emmanuel Marinho

VÍDEO: Casa do poeta Manoel de Barros será aberta para visitação; conheça por dentro

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado