Pular para o conteúdo
Famosos

Ao vivo, Ana Maria Braga se desculpa por falar em ‘racismo reverso’

A apresentadora Ana Maria Braga abriu o 'Mais Você" com um pedido de desculpa aos telespectadores após falar em 'racismo reverso'
Arquivo -

Após ser criticada por sugerir que Lumena praticava “racismo reverso” com Carla Diaz, no “BBB 21″, a apresentadora abriu o ‘Mais Você” desta terça-feira com um pedido de desculpa aos telespectadores. Na edição de segunda-feira, a apresentadora questionou o uso do termo “branquitude”.

“Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”. O repórter Ivo Madoglio concordou com a apresentadora e disse também que não pode “haver uma rivalidade entre brancos e negros”.

Na manhã terça-feira (2), Ana Maria reconheceu que não existe “racismo reverso” no Brasil e ainda confessou desconhecer a tese. Ela também aproveitou o espaço do programa para explicar o porquê do uso deste termo ser equivocado na sociedade brasileira, segundo pensamento de intelectuais e pesquisadores.

“Eu gosto muito de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo. Ontem, depois do programa, eu vi várias postagens nas informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude se referindo a Carla Diaz. Neste momento, eu usei a expressão ‘ reverso’, entendida por muitos como ‘racismo reverso’, e vieram muitas criticas. Isso isso me fez buscar a informação”, começou Ana Maria.

“Na maioria das vezes, nesse assunto, a gente é muito desinformado. Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos porque a definição de racismo não se limita a cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é tema de opressão. E para haver racismo, precisa haver relações de poder. E negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos”, explicou a apresentadora, que ainda citou, mais uma vez, o “BBB” e “a dificuldade da sociedade em debater essas questões”.

“Não faz sentido usar essa expressão, então, peço desculpas. E a gente aproveita o que aconteceu como oportunidade para divulgar a informação e falar mais sobre isso”, finalizou a apresentadora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

66ª edição do Emprega CG: mais de 1,4 mil vagas estão sendo ofertadas nesta sexta-feira

Júlio Cocielo e Tata Estaniecki anunciam fim do casamento: ‘Aconteceu do nada…’

Família faz vaquinha para custear translado de pai e filho mortos em acidente na BR-267

ceu-tempo-ceu eliel

Prepare o tereré: termômetros devem alcançar os 39°C em MS nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Corpo algemado e com sinais de execução é encontrado em rodovia de MS na fronteira

Últimas Notícias

Mundo

Presidente do Peru recusa a renúncia após protestos deixarem pelo menos 1 morto e 100 feridos

Entre os feridos, estavam 80 policiais e 10 jornalistas

Política

Valorização do administrativos da Educação será debatida na Câmara nesta sexta-feira

A Audiência contará com representantes sindicais, profissionais da área e Secretaria Municipal

Mundo

Rússia intensifica ataques contra a Ucrânia na véspera de encontro entre Zelensky e Trump

Líder ucraniano planeja pedir ao governo americano o envio de mísseis de longo alcance e o reforço dos sistemas de defesa aérea

Polícia

Motorista de aplicativo tem carro roubado por dupla armada ao esperar por corrida no Caiobá

Assaltantes anunciaram o assalto, exigindo que o motorista entregasse o veículo, um Ford Ka e os pertences