Pular para o conteúdo
Famosos

Leia as ‘piadas’ que fizeram Leo Lins ser condenado a 8 anos de prisão

Justiça entendeu que liberdade de expressão não pode ser usada para encobrir práticas criminosas e que o contexto humorístico não elimina a gravidade das ofensas
João Ramos -
leo lins condenado piadas
Humorista Leo Lins é conhecido por 'humor' polêmico, considerado ofensivo às minorias. (Foto: Reprodução das Redes Sociais)

Condenado a 8 anos e 3 meses de prisão por produzir conteúdo considerado preconceituoso em um show de stand-up, o humorista Leo Lins terá que pagar multa de 1.170 salários mínimos de 2022 (cerca de R$ 1,4 milhão) e uma de R$ 303,6 mil por danos morais coletivos.

A condenação tem dado o que falar e dividido opiniões nas redes sociais, mas muita gente ainda não sabe de fato quais foram as piadas que levaram o comediante a ser punido pela Justiça.

💣Gosta de ler notícias polêmicas? Clique aqui e participe de canal no WhatsApp💣

O estopim se deu em uma apresentação de stand-up em 2022, após Leo Lins ter se envolvido em uma série de polêmicas devido ao conteúdo de seu humor. Na ocasião, ele separou “cortes” de vídeos em sua redes sociais, expondo declarações ofensivas a pessoas com deficiência, idosos, judeus, evangélicos, portadores de HIV, obesos, homossexuais, indígenas, nordestinos, negros etc.

Em uma das gravações, disse que um “Detector de metal impediu a entrada de 1 canivete e 2 cadeirantes” e “Se tiver algum anão aqui, no final do show a gente estoura […] vai ser pequenas causas.” Também perguntou: “É um padre artista ou um padre autista?” e respondeu dizendo: “Vou fazer igual seu filho e te ignorar.”

No que diz respeito à homofobia e pessoas com HIV, Leo debochou: “Sou gordo, adoro comer. Como vou emagrecer? Pegando aids! Sai comendo gay sem camisinha, uma hora dá certo!”.

Já sobre gordofobia, uma das piadas que levaram à condenação foi: “Fobia é medo. Medo de gordo? Só se eu fosse feito de Nutella”. Uma das manifestações apontadas como apareceu na frase: “Na época da escravidão [negro] já nascia empregado e também achava ruim!”.

Ao falar dos nordestinos, polemizou: “Você pegar voo pro Nordeste é uma experiência, porque tem umas pessoas com aparência primitiva […] Anda em 2D, parece um caranguejo”. Depois, acrescentou: “Tem ser humano que não é 100% humano. O nordestino do avião? 72%”.

Os povos indígenas também se sentiram ofendidos quando Leo Lins declarou: “Preconceito é coisa primitiva que nem o índio. Chega, não precisa mais”.

Condenação de Leo Lins

O julgamento ocorreu na 3ª Vara Criminal Federal de (). Sem necessidade de uma vítima específica, o caso foi classificado como crime formal. A condenação foi baseada nos artigos da Lei do Racismo (Lei 7.716/89) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

Na decisão, a Justiça entendeu que a liberdade de expressão não pode ser usada para encobrir práticas criminosas e que o contexto humorístico não elimina a gravidade das ofensas.

A pena, fixada em 8 anos, 3 meses e 9 dias de reclusão, deverá ser cumprida inicialmente no regime fechado. De acordo com a própria sentença, a justificativa para o regime baseia-se na quantidade da pena aplicada.

***

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Abram as janelas: fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista com a batida

Cotidiano

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

A vacinação será gratuita para todos os animais a partir de 3 meses

Polícia

Tomado por ciúme, homem é preso em Bataguassu por agredir ex-companheira

Agressor teria arrancado o celular das mãos da vítima, arremessado no chão, ameaçado e agredido a vítima. O motivo alegado seria ciúmes