Pular para o conteúdo
Famosos

Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti, aos 60 anos

Artista plástica lutava contra doença há mais de 20 anos
Monique Faria -
Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti. (Reprodução, Instagram)

Jacira Roque de Oliveira, mais conhecida como a Dona Jacira, mãe do Emicida e do empresário Evandro Fióti, morreu aos 60 anos, nesta segunda-feira (28). Conforme a revista Marie Claire, a artista plástica lutava há mais de duas décadas contra a doença de Lúpus.

Além de Emicida e Fióti, Dona Jacira deixa duas filhas: Katia e Katiane. A causa da morte não foi divulgada, contudo, Jacira convivia com o Lupús e fazia hemodiálise há mais de 25 anos.

Emicida chegou a dedicar uma música à matriarca. Intitulada “Mãe”, a música é uma à Dona Jacira, lançada em 2016. O vídeo no YouTube conta com mais de 19 milhões de visualizações. No , o cantor e os irmãos confirmaram e lamentaram a morte da mãe.

“É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque De Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade. Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afrobrasileira”, diz a legenda da publicação.

“Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano. A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil”, conclui o texto.

Dona Jacira defendeu Fióti em briga de irmãos

Em meio à polêmica, envolvendo os dois filhos, o cantor Emicida e o empresário Evandro Fióti, Dona Jacira saiu em defesa de uma das partes. Em suma, os irmãos brigava na Justiça, em abril de 2025, após Emicida acusar o empresário de desviar R$ 6 milhões da empresa que eram sócios. Dona Jacira, então, se mostrou do lado de Fióti.

“As hienas nos rondam querem nossa queda. Mas não conseguirão. […] Fióti, sua dor é nossa dor. Quando a injustiça se instala, com todo respeito ao jurídico, as mediações de conflitos e estratégias para restabelecer a ordem é muito importante, porém eu, dona Jacira, digo que a maldição lançada em forma de calúnia deve ser retirada pela boca que a lançou. Antes que seja tarde”, disparou ela.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued