Pular para o conteúdo
Variedades

De Campo Grande, vencedora da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética conta com apoio em casa

Malu Azevedo tem a matemática como matéria preferida e adora ler
Da Redação -

Com algumas vídeo aulas, conteúdos gamificados, dedicação e apoio da família, Malu Azevedo, 14 anos, foi a grande vencedora do prêmio da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE), para homenagear a estudante da Reme (Rede Municipal de Ensino) de . A jovem afirma se sentir muito feliz com a conquistar e nem ter palavras para descrever.

Tendo como matemática sua matéria preferida na escola, Malu também tem o hábito da leitura. “Ela já leu mais livros que eu, nos aniversários dela ela sempre pede livro. Não pede brinquedo, nem nada disso, mas sim livro” conta o pai de Manu, o professor de música Régis Azevedo.

Aprendizados

Com relação ao seu lugar na premiação, a jovem sorridente destaca que aprendeu muita coisa durante todo o processo da ONEE. “Eu acho que vai impactar para sempre para mim. Fornecer oportunidades, é a primeira vez que estou lidando com isso. Tanto pelas videoaulas e tudo mais, eu aprendi muita coisa”.

“Teve um desafio que era sobre comprar eletrodomésticos, para poder analisar o seu processo, analisar se realmente valia a pena. Com certeza eu vou levar esses ensinamentos para a vida. E ela também me motivou mais a estudar, porque eu vi que com o meu esforço eu posso ir a lugares incríveis” detalha Malu.

Apoio

Mas Malu não conquistou o prêmio sozinha. Desde cedo ela contou com o apoio dos pais que perceberam uma predisposição e interesse da filha pelos estudos. Por isso, quando Malu está estudando, a família tenta deixar o ambiente de estudo o mais tranquilo e silencioso possível.

Régis se orgulha de todas as conquistas da filha, mas essa tem um gostinho diferente. “Ela disputou com outras 27 adolescentes do nono ano. E ela ganhou. Então, ela é a melhor do Brasil, tenho a melhor do Brasil em casa”.

Para Malu, receber o prêmio foi uma grande surpresa “Foi uma surpresa muito grande. Eu fiquei muito feliz. É realmente uma emoção indescritível. Eu estou muito feliz e animada com tudo isso”.

Com o apoio e incentivo dos pais, Malu conquistou seu lugar na ONEE, e Régis passa uma dica valiosa para os pais de outras crianças e adolescentes. “De pai para pai, sempre esteja presente com seu filho, tenha aquele momento família, esqueça celular, notebook, converse com seu filho, pergunte o que ele quer fazer, o que ele almeja da vida, e tente filtrar o que ele gosta. Você conseguindo buscar isso, você consegue alavancar mais a esperança, o desejo que ele tem no coração”.

Homenagem

A iniciativa da Agência Nacional de Elétrica (ANEEL) para estudantes do ensino fundamental, por meio do Programa de Eficiência Energética, foi realizada sob a coordenação do Instituto Abradee da Energia com a colaboração de mais de 40 distribuidoras de energia em todo o Brasil, incluindo a .

A competição teve por objetivo promover práticas de consumo consciente de energia por meio de atividades lúdicas e educativas. Malu e outros 51 medalhistas da etapa regional foram homenageados nesta segunda-feira (02), na sede da Energisa Mato Grosso do Sul.

A etapa regional teve 2.305 inscritos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do estado. Já a nacional, contou com 263 mil inscrições. Cada prova realizada destacou atitudes e mudanças de hábito que podem fazer a diferença para um mundo mais sustentável.

Texto: Taís Wölfert

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas